Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Capão Bonito inaugurará entreposto de mel de alta tecnologia

CADEIA APÍCOLA – Na próxima quarta-feira, 18/12, será inaugurado em Capão Bonito o Entreposto de Mel e Cera de Abelhas da Associação de Apicultores do município, a AAPICAB.

O entreposto é o resultado do convênio assinado entre a empresa Fibria e a Associação de Apicultores, com o objetivo de promover e organizar a cadeia produtiva apícola desde o envase até a comercialização do mel, a parceria também vai contribuir para a geração de emprego e renda no município.

A inauguração das instalações destinadas ao recebimento, classificação, industrialização e envase do mel e demais produtos apícolas no município, acontecerá na sede da Associação dos apicultores de Capão Bonito, a margens da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP 127), Distrito Industrial às 14h.

O repasse do recurso financeiro estabelecido pelo convênio foi utilizado para aquisição de equipamentos em duas frentes de operacionalização do processo produtivo, sendo; a estruturação da Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel e a estruturação da Unidade de Envase, procedimento que até o momento ocorria no município de Sorocaba e que após a inauguração será realizado em Capão Bonito. “Com a unidade de envase, 100% da cadeia produtiva do mel será realizada no município, gerando diversos benefícios para a economia local e fortalecendo o setor, que conciliado ao enorme potencial apícola proveniente das florestas de eucalipto, tornarão Capão Bonito referência em apicultura”, explica Israel Gabriel, consultor da Fibria.

As dependências da Fazenda Paineira, cedida pela Fibria em comodato a AAPICAB, passaram por uma importante alteração estrutural ao longo de 2013, com a construção de novas salas de recepção, processamento e envase de mel, além de laboratório para análise de qualidade do produto, atendendo legislação e padrões sanitários específicos para a atividade. Nesses espaços os novos equipamentos adquiridos se destacam devido seu alto rendimento produtivo e por empregar as mais modernas tecnologias do mercado apícola. “A associação processará e beneficiará o mel por meio de equipamentos importados de altíssimo rendimento e produtividade, tornando-se referência em tecnologia no Estado de São Paulo”, diz Carmo Henrique, presidente da AAPICAB.

Outra parceira importante em todo o processo foi a Prefeitura Municipal que no mês de novembro levou rede de água potável até a Associação para utilização no processo de produção dos mel e seus derivados, além de vários outros apoios que fortaleceram a apicultura no município.

A Associação também estabeleceu metas importantes como o aumento da produção e do quadro de associados, qualificação da gestão no processo produtivo e beneficiamento, fomento a pequenos apicultores, obtenção do selo de inspeção conforme padrões de qualidade exigidos, diversificação dos produtos apícolas, obtenção de certificação orgânica, entre outros. Os apicultores de Capão Bonito que já são atendidos pelo programa de apicultura Colmeias da Fibria desde 2005, agora contarão com uma estrutura de beneficiamento de mel único da região e todos os investimentos realizados poderão tornar o município de Capão Bonito o maior produtor de mel do Estado de São Paulo em um futuro muito próximo.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp