O reaparelhamento da Secretaria Municipal de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente tem impacto direto no desenvolvimento rural local, especialmente no apoio à agricultura familiar
Por Wagner D´Antonio
ESTRADAS RURAIS | O prefeito de Capão Bonito – Júlio Fernando, assinou nesta quarta-feira, 17 de setembro, um novo convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento que representa um reforço importante para a infraestrutura rural do município.
Por meio do Programa Patrulha Agrícola, Capão Bonito recebeu R$ 350 mil destinados à aquisição de uma pá-carregadeira, equipamento essencial para ações de conservação, manutenção e revitalização de estradas e acessos agrícolas.
Segundo o prefeito, a conquista é fruto de diálogo constante com o Governo do Estado. “Certamente essa pá-carregadeira vai agregar muito no nosso dia a dia, seja na manutenção das estradas rurais, seja no atendimento aos pequenos produtores rurais. É o resultado de mais um pedido encaminhado por nossa gestão e que ganhou total apoio do governador Tarcísio de Freitas e do secretário Guilherme Piai, aos quais gostaria de agradecer em nome da população do município”, destacou Júlio Fernando.
A entrega oficial da nova máquina está prevista para o próximo dia 23 de setembro, em evento a ser realizado na cidade de Campinas.
O equipamento será incorporado à frota da Secretaria Municipal de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente, fortalecendo a capacidade operacional da pasta.
O reaparelhamento tem impacto direto no desenvolvimento rural local, especialmente no apoio à agricultura familiar.
De acordo com o Plano de Trabalho elaborado pela administração, a pá-carregadeira vai atender às demandas de pequenos e médios produtores, garantindo mais segurança e eficiência no escoamento da produção.
Capão Bonito possui 1.455 Unidades de Produção Agropecuária (UPAs) voltadas para atividades agropecuárias tradicionais, turismo rural, agroindústrias e até empreendimentos pesqueiros.
Além disso, há 1.746 imóveis cadastrados que serão potencialmente beneficiados pelas melhorias na malha rural.
A Patrulha Agrícola presta serviços e assistência técnica, por meio de serviços como: terraceamento; gradagem pesada e leve; subsolagem do solo compactado; encanteiramento do solo para o plantio da horticultura; distribuição e incorporação de calcário; ensilagem, roçada de pasto ou para produção agrícola; entre outros.
Para a Gestão Municipal, o convênio reforça o compromisso de investir em infraestrutura e em políticas públicas que favorecem diretamente quem vive e produz no campo, ampliando oportunidades e qualidade de vida para a população rural.