VOCÊ SABIA? Capão Bonito tem Ponto de Coleta disponibilizado pela Prefeitura para receber e armazenar os pneus recolhidos pelo serviço municipal de limpeza pública ou aqueles levados diretamente por borracheiros e recapadores ou descartados voluntariamente pelos cidadãos.
Por meio de convênio, a Reciclanip ficou responsável por toda gestão da logística de retirada dos pneus inservíveis do Ponto de Coleta e pela destinação ambientalmente adequada em empresas licenciadas pelos órgãos ambientais competentes e homologados pelo IBAMA.
O Ponto de Coleta fica localizado no bairro Jardim Santa Isabel, ao lado do barracão da ACAMAR e desde a sua implantação em 2017, já foram recolhidos e destinados 18.215 pneus inservíveis.
Neste ano já foram recolhidos 2.200 pneus. (Confira tabela abaixo).
Por que realizar logística reversa de pneus? – No Brasil, conforme dados divulgados pela SEST SENAT, são descartados anualmente aproximadamente 450 mil toneladas de pneus (ou 90 milhões de unidades de pneus para carros de passeios).
Os pneus inservíveis quando são descartados de forma irregular no meio ambiente se tornam um grande problema. Por suas propriedades químicas esses resíduos demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza. Por isso, realizar o descarte correto dos pneus evita danos ao meio ambiente e à saúde pública.
A logística reversa de pneus é obrigatória conforme a PNRS e da Resolução Conama nº 416/2009. A resolução estabelece que para cada pneu novo comercializado, as empresas fabricantes ou importadoras deverão dar destinação adequada a um pneu inservível.
Além disso, evitar o descarte incorreto dos pneus, destinando de forma ambientalmente correta, permite que a empresa não necessite buscar mais matéria prima para a produção. O pneu inservível pode ser comercializado para outros setores produtivos, se transformando em gramado sintético, tapetes ou ser reutilizado na fabricação de asfalto. Outra alternativa é o uso do resíduo como combustível na indústria cimenteira.
Os pneus, resíduos de borracha, levam muito tempo para se deteriora na natureza. Essa deterioração lenta leva a vários problemas ambientais, como a poluição e contaminação. A contaminação se dá pelos líquidos e gases formados pela exposição a luz solar.
Foco de doenças – Os pneus descartados de forma incorreta são fontes de doenças como dengue, malária e febre amarela, pois acumula água. Esse acumulo torna o pneu propício para a procriação do inseto causador dessas enfermidades.
Para retirar os pneus que poluem o meio ambiente é investido muito dinheiro pelo poder público. Além do mais é gasto muita verba com o serviço de saúde devido as doenças causadas pelo descarte incorreto dos resíduos.
Coleta de pneus inservíveis em Capão Bonito nos últimos anos