OLIMPIADAS – O Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo confirmou na semana passada que Capão Bonito participará no próximo ano do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
A participação capão-bonitense foi confirmada depois da cidade demonstrar interesse e ter uma reunião em setembro com representes do Comitê Olímpico, que estiveram vistoriando a cidade e conversando com diretores e secretários no Paço Municipal.
“Apenas 300 cidades em todo o Brasil foram escolhidas para o Revezamento da Tocha Olímpica e Capão Bonito também fará parte. Queremos fazer uma grande festa do esporte, pois a inserção de Capão Bonito no roteiro da Tocha possibilitará uma visibilidade muito positiva”, destacou o secretário João Bosco.
Além de participar do evento, a população capão-bonitense também foi convidada nos últimos dias a carregar a Tocha Olímpica, bastando se inscrever nos sites dos patrocinadores oficiais das Olimpíadas (Coca-Cola, Nissan e Bradesco) e fazer a inscrição.
As pessoas inscritas podem ser escolhidas pelo Comitê Olímpico.
Segundo as Secretarias de Governo e Cultura, Esporte e Turismo, para fazer parte do Revezamento da Tocha Olímpica, a cidade apresentou algumas ações de segurança e organização para que a Comissão organizadora oficializasse a participação.
“Todas as medidas necessárias serão tomadas para que a cidade participe”, ressaltou o secretário João Bosco de Sá, coordenador da comissão criada para o revezamento da Tocha em Capão Bonito.
O revezamento – O revezamento da tocha Olímpica Rio 2016, que acontece ano que vem, percorrerá todas as capitais de estado do país, além do Distrito Federal e alguns municípios.
Segundo o Comitê Organizador a chama Olímpica impactará 90% da população. O encontro inédito da histórica chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro promete muitas emoções:
“Ao conquistar os Jogos Olímpicos de 2016, prometemos integrar o país aos Jogos – um evento feito por todos, para todos os brasileiros e com a cara do Brasil para o mundo. Realizar o Revezamento da Tocha Olímpica no país inteiro é cumprir essa promessa e dar a milhões de pessoas a chance de participar de uma comemoração que ficará na memória”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.
Após a tradicional cerimônia de acendimento na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, a chama deve chegar ao Brasil de 90 a 100 dias antes do início dos Jogos Rio 2016.
A tocha será carregada por pelo menos 10.000 condutores ao longo de cerca de 20.000km, além de voar em torno de 10.000 milhas pelo país até o dia 5 de agosto de 2016, quando acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Maracanã.
