Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Capão Bonito cada vez mais comprometida com a infância e adolescência

Interlocutora do Programa Prefeito Amigo da Criança de Capão Bonito participou de encontro on line nesta semana

ENCONTRO ON LINE – Aconteceu na última terça-feira, 21/06, o Encontro On Line via plataforma Youtube (Abrinq) dos Prefeitos da Região Sudeste que participam da 7ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança.

O prefeito Júlio Fernando foi representado pela interlocutora do programa em Capão Bonito a secretária Executiva e assistente social – Priscila Morais Melo.

Segundo Priscila Melo, o encontro foi marcado para falar sobre Políticas Sociais e Gestão, proporcionando um diálogo muito positivo, troca de experiências e a disseminação de conhecimentos fundamentais à construção e à consolidação de políticas públicas.

No encontro on line também houve a apresentação do resultado de mapeamento que contou com a contribuição de dados das prefeituras em 2021. 

“Há 25 anos, a Fundação Abrinq mobiliza prefeitos de todas as regiões do Brasil a aderirem ao Programa Prefeito Amigo da Criança e assumirem o compromisso com a infância e adolescência durante seus mandatos. O prefeito Júlio Fernando vem fazendo várias ações desde o primeiro dia de mandato, inclusive fomentando ações e projetos em todas as Secretarias Municipais”, explicou Priscila Melo.

De acordo ainda com a Abrinq, os gestores que cumprem uma agenda proposta pelo programa e obtêm os melhores avanços em indicadores sociais voltados para as crianças e os adolescentes são reconhecidos, no final da gestão, como Prefeito Amigo da Criança. 

Na atual edição, a Fundação Abrinq reconhecerá os 100 melhores prefeitos que se dedicarem e avançarem significativamente nas políticas e indicadores sociais de seus municípios.

“Defender os direitos das crianças e dos adolescentes é um trabalho coletivo e, para isso, é importante que os gestores municipais se mobilizem para a causa e proporcionem uma melhor qualidade de vida para este público. Nós precisamos atuar de acordo com cada realidade local e ter o apoio deles é fundamental”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

Os estados com maior número de adesões de acordo com a quantidade de municípios são: Ceará, com 44,56% dos prefeitos participando, Pernambuco, com 27,56%, Rio Grande do Norte, com 25,14%, São Paulo, com 24,18%, e Roraima, com 20%. 

Para fazer parte do Programa Prefeito Amigo da Criança Capão Bonito já assinou o Termo de Adesão e enviou à Fundação Abrinq, nomeou a articuladora responsável pela interlocução com a Fundação Abrinq e providenciou o preenchimento de um cadastro comprovando a existência do Conselho de Direitos, do Conselho Tutelar e do Fundo Municipal. 

As adesões podem ser realizadas até o final de agosto e, até o momento, 848 prefeitos já se inscreveram no programa. Confira os dados por região:

    Região Norte: 47 adesões;

    Região Nordeste: 344 adesões;

    Região Sudeste: 288 adesões;

    Região Sul: 132 adesões; 

    Região Centro-Oeste: 37 adesões.

Mais de 10 capitais também já estão participando, são elas: 

    Belém (PA);

    Belo Horizonte (MG);

    Boa Vista (RR); 

    Cuiabá (MT);

    Curitiba (PR); 

    Florianópolis (SC); 

    Fortaleza (CE);

    João Pessoa (PB);

    Rio Branco (AC);

    São Luís (MA);

    Teresina (PI). 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp