AGOSTO LÍLAS | Na quarta-feira 09/08, pela manhã começou a Campanha Intersetorial Agosto Lilás, com várias ações no Centro de Convenções “Joel Humberto Stori”.
O evento contou com as presenças do Prefeito Júlio Fernando, da primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza Dias, do vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura, do secretário de Desenvolvimento Social – Romano José de Oliveira e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Samara Campos.
O público pode contar com palestras sobre o tema, serviços da Casa do Empreendedor, PAT e Sebrae, serviços da Secretaria de Saúde (testes de glicemia, vacina, aferição de pressão, etc), serviços do Fundo Social de Solidariedade, apreciar a apresentação do músico Bruno e da aluna Vitória da SCFV – Casa do Adolescente e de um delicioso coffee break.
Recebemos com honra a delegada de Polícia dra. Júlia Nunes Machado da DDM de Itapetininga, cuja palestra inspiradora ressoou profundamente em todos nós. Ela incentivou e empoderou as mulheres a denunciarem casos de violência, dando voz as vítimas e abrindo caminhos para um futuro mais seguro.
A participação das advogadas dra. Gabriela Cancian e dra. Bianca Moares trouxe ainda mais brilho a esse evento. Juntas, elas lançaram luz sobre os 17 anos da Lei Maria da Penha, marco fundamental na luta contra a violência de gênero. A Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, inspirou nossa própria iniciativa em 2016.
O conhecimento compartilhado por Gabriela e Bianca é uma verdadeira força motriz na conscientização do combate à violência contra a mulher.
O Agosto Lilás nasceu com um propósito claro: alertar nossa sociedade sobre a urgência de denunciar e combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Ao longo deste mês, estamos em ação, realizando uma série de eventos e atividades para aumentar a conscientização sobre os direitos das mulheres e a importância de uma cultura de respeito e igualdade de gênero.
Não podemos enfatizar o suficiente a importância de incentivar as mulheres a se manifestarem e a buscar ajuda. A violência contra a mulher pode assumir várias formas prejudiciais, incluindo físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais. Estamos aqui para apoiar, ouvir e proteger.
O Agosto Lilás é uma oportunidade de colorir nosso mês com a cor da esperança e da mudança. Juntos, estamos trabalhando para criar um futuro onde todas as mulheres.