Mais duas reuniões envolvendo secretários, diretores, Vigilância Sanitária e representantes de outros setores definiram detalhes iniciais da Campanha Cidade Limpa, coordenada pela Secretaria de Indústria e Comércio.
O slogan da campanha também já foi discutido em encontro nesta semana e foi escolhida a frase– “Capão…depende de nós bonito! Mantenha limpa nossa cidade”.
Segundo o secretário Ary Russo, que tem coordenado as reuniões, o slogan foi escolhido por ter um caráter de coletividade e chamar a atenção para a importância de te ruma cidade mais limpa, bonita e saudável.
“Os próximos passos também já foram pautados. “Vamos criar banners e adesivos para veículos. O objetivo é divulgar o máximo possível a campanha e para isso esperamos contar com o importante apoio do ProJovem, universitários e estudantes em pedágios da cidadania que serão realizados pela cidade”, informou Russo.
Para o secretário, a campanha terá resultados a longo prazo, deixando um legado para os próximos anos.
“Continuo ressaltando que é uma campanha não pontual, mas sim perene, que começa a partir de agora e irá continuar pelos próximos anos até que o cidadão fique consciente de que também precisa cuidar mais de Capão Bonito, não deixando essa responsabilidade só para o poder público. Tenho certeza que vamos reduzir o despejo irregular de lixo e entulhos e implantar aos poucos uma nossa visão de cidadania” ressaltou o secretário.
Além de investir na conscientização, a campanha também apertará o cerco através de leis e multas para quem suja a cidade.
“A busca da conscientização é importante, mas também a criação de leis ajudará muito. A prefeitura também já está aumentando a fiscalização para inibir irregularidades”, destaca o secretário de Planejamento Mario Milani.
Educação
O setor de Educação é considerado um dos grandes aliados na campanha. Atendendo sugestão do secretário dr. José Dimas Cordeiro de Miranda, a campanha envolverá as escolas municipais.
“Temos que colocar um ponto final neste costume de transferir responsabilidades. É importante realizar esse trabalho de conscientização junto aos estudantes porque eles são polos de transmissão de informações”, destacou o secretário.
A campanha tem como co-participantes a prefeitura de Capão Bonito, a Câmara dos Vereadores, a Associação Comercial e Industrial, as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Igrejas, entidades, a rede escolar, a imprensa e uma série de instituições de apoio comunitário da cidade.