CONSCIENTIZAÇÃO | Na próxima quarta-feira, 09 de agosto, a partir das 09h, a Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, realizarão ação intersetorial em parceria com demais departamentos da PMCB, na Praça Cunha Bueno e no Centro de Convenções. A ação faz parte da programação alusiva à “Campanha agosto lilás” – Campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher – e contará com uma série de serviços que serão ofertados gratuitamente à população, em especial às mulheres do município.
A programação terá início às 09h, no Centro de Convenções com profissionais da área de Segurança Pública e do Direito, sobre orientação a respeito da importante alteração na Lei Maria da Penha e o que caracteriza violência contra mulher; quais são os tipos e porque é importante denunciá-las.
Confira os serviços confirmados para a Ação Social e de Saúde na Praça Cunha Bueno:
Secretaria da Saúde
Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C;
Vacinação contra Gripe e Covid (trazer a carteira de vacinação);
Distribuição de preservativos;
Aferição de pressão arterial;
Testes de glicemia;
Orientações sobre prevenção da dengue.
Casa do Empreendedor
PAT (com ofertas de vagas para a população feminina e elaboração de currículos);
SEBRAE; Banco do Povo.
Centro de Capacitação
Serviços de Beleza – Equipe da Professora Kelly Miranda
Divisão de Esportes
Defesa pessoal – Professor e Personal – Alan Galvão;
Presenças dos atletas – lutadores de MMA – João Dantas e Karina Aryadni Caetano
Vôlei adaptado
Time de Futsal feminino de CB.
SCFV – Casa do Adolescente
Yoga – Professora Paloma Juíz
“Vamos realizar mais uma importante ação social para os capão bonitenses em especial para as mulheres de nossa cidade. Nosso objetivo é facilitar o acesso da população na realização de alguns serviços, além de oferecer informação e conteúdo sobre a Lei Maria da Penha que completa 17 anos no próximo dia 07.” pontuou o prefeito Júlio Fernando.
As ações contemplam também, caminhada com concentração na Praça Cunha Bueno, percorrendo as principais ruas da cidade objetivando a distribuição de material informativo sobre quais são os serviços especializados de apoio às vítimas de violência disponíveis na cidade e quais são os canais para fazer denúncias.
“A SMDS enfatiza e implementa ações no agosto lilás, porque traz visibilidade a um tema que tem índices alarmantes no mundo todo”, destacou Priscila Morais Mello da equipe gestora da SMDS e, que coordenou juntamente com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, as ações intersetoriais para a campanha, que vem trazendo dados de pesquisa recentes com uma porcentagem significativa de mulheres agredidas.