Evento cívico reuniu autoridades, comunidade e músicos em noite de homenagens e apresentações
NOITE DE CELEBRAÇÃO | A noite do último domingo, 07 de setembro, foi marcada por música, emoção e patriotismo em Capão Bonito.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Divisão Municipal de Cultura, realizou o Ato Cívico do Dia da Independência, que coincidiu com a celebração dos dois anos de estruturação da Banda Marcial Municipal.
O evento aconteceu no hall da Biblioteca Municipal “Prof. Mário Gemignani” e reuniu autoridades, familiares, músicos e convidados especiais.
Estiveram presentes o prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama Ana Luiza, o presidente da Câmara, Alan Senciatti, os vereadores Fio Londrina e Neto Tallarico, além de secretárias e secretários municipais.
A ilustre professora Emília Miyada (ex-secretária de Cultura) também marcou presença como convidada especial.
O destaque da noite ficou por conta dos depoimentos emocionados de integrantes da Banda, como o maestro Nerso, Kemely, Louis, Pedro e Talles, além da apresentação que arrancou aplausos calorosos do público.
Fundada em 2005, a Banda Marcial de Capão Bonito já conquistou espaço em diversos festivais e competições, como o vice-campeonato brasileiro de Bandas Show em Macaé (2006) e o primeiro lugar no Campeonato Aberto de Arujá (2008).
Após um período de grandes conquistas, a Banda foi desativada em 2019, mas retomou suas atividades em 2023 com nova metodologia, novo maestro e apoio da gestão municipal.
Durante os discursos, tanto o presidente da Câmara – Alan Senciatti quanto o prefeito Júlio Fernando destacaram o papel cultural e socioeducativo da Banda.
“A Banda Marcial tem representado Capão Bonito com muita honra. No orçamento de 2026, com certeza vamos investir ainda mais para que ela cresça e execute seus projetos”, afirmou o prefeito Júlio Fernando.
A poetisa e escritora Raquel Domingues também abrilhantou a noite com um poema em homenagem a banda.
A cerimônia foi encerrada com a entrega de certificados e medalhas aos integrantes, feita pelo diretor de Cultura, professor Alexandre Mendes.
Ele destacou a relevância histórica da homenagem e agradeceu ao poder público pelo apoio.
O maestro Nerso também reforçou a meta de expandir ainda mais a atuação da Banda, que recentemente se apresentou em cidades como Ribeirão Grande, Apiaí, Itararé, Ribeirão Branco, Itapetininga e Campina do Monte Alegre.