Tempestade causou danos, mas não há vítimas. Força-tarefa da Secretaria Municipal de Obras foi acionada para desobstruir estradas e atender aos impactos
TEMPORAL NA REGIÃO | Na terça-feira, 12 de novembro, um forte temporal atingiu diversas localidades da zona rural de Capão Bonito, incluindo os bairros Pinhalzinho, Tamanduá, Pinhal dos Paulos, Rio Abaixo, Gomes e Ana Benta.
O evento climático, que trouxe rajadas de vento de até 50 km/h e precipitação de 30 mm (o equivalente a um dia inteiro de chuva), causou grandes estragos, principalmente no que diz respeito a árvores derrubadas e danos em estradas rurais.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente mobilizou uma força-tarefa para mitigar os danos e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.
O secretário de Obras – Gilberto Tobias, informou que duas equipes de funcionários foram deslocadas para realizar a desobstrução das estradas nos bairros Pinhalzinho e Rio Abaixo, onde o bloqueio devido a quedas de árvores foi mais intenso.
Além dos danos nas vias, o temporal provocou destelhamentos de algumas casas e barracões. Apesar disso, não houve registros de desalojados ou desabrigados em Capão Bonito.
A Defesa Civil informou que a precipitação e as rajadas de vento surpreenderam a região, já que o volume de chuva esperado para o dia foi alcançado em poucas horas.
Em Ribeirão Grande, também na região, a chuva veio acompanhada de granizo, o que causou pontos de alagamento e enxurradas.
Sete famílias ficaram desalojadas e duas, desabrigadas. Elas foram realocadas em casas de parentes e pousadas locais.
O prefeito Júlio Fernando agradeceu o empenho das equipes da Secretaria de Obras no atendimento emergencial dos bairros e anunciou que será realizado um mapeamento completo das estradas para agilizar a recuperação das vias afetadas pelas chuvas intensas.