Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Audiência Pública debate os Direitos das Pessoas com TEA em Capão Bonito


Evento promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Inclusão Social discute ações e políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • Fonte: Assessoria Imprensa Câmara Municipal

AUDIÊNCIA PÚBLICA | Na noite desta quarta-feira, dia 26 de março, foi realizada a Audiência Pública “Direitos das Pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista”, organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Inclusão Social da Câmara Municipal de Capão Bonito.

O evento teve como objetivo promover um debate amplo sobre os direitos e as políticas públicas voltadas às pessoas com autismo, tema que afeta muitas famílias da cidade e exige atenção do Poder Público.

A audiência foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal – Alan Senciatti, que agradeceu a presença de todos e parabenizou a Comissão pela iniciativa de viabilizar uma discussão popular sobre um tema tão relevante e presente na realidade de muitas famílias. Senciatti destacou a importância da audiência para sensibilizar a sociedade e o poder público sobre as necessidades da comunidade autista.

Em seguida, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Inclusão Social – Danilo Vicente Oliveira da Silva, iniciou os debates, destacando o histórico das ações que culminaram na realização da audiência.

Ele mencionou a reunião de 6 de março de 2025, que contou com a participação de mães de autistas a pedido da munícipe Gisele Oliveira, como ponto de partida para a iniciativa.

Os vereadores Célio de Melo e Camila Camargo, respectivamente relator e membro da Comissão, também contribuíram com informações importantes para fundamentar as discussões. Durante as três horas de debates, sugestões enviadas previamente pelo público por meio do site oficial da Câmara foram analisadas e comentadas, com contribuições tanto dos vereadores quanto dos Secretários Municipais presentes.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social – Priscila Mello; o Secretário Municipal de Educação e Cultura – Lucas Barros; a Secretária Municipal de Saúde – Andrea Milani, acompanhada do dr. Lucas Wasilewski; e a Diretora do CAMP – Rafaela Guimarães.

Além disso, os vereadores Neto Tallarico, Magali Ribeiro, Rafael do Abner e Silvia Cecap também participaram da audiência.

Representantes de entidades, conselhos municipais e o público em geral participaram ativamente dos debates, que buscaram encontrar soluções e aprimorar as políticas públicas para garantir os direitos das pessoas com TEA em Capão Bonito.

Para quem não pôde comparecer, a íntegra da Audiência Pública pode ser assistida no link: https://www.youtube.com/watch?v=y_N0TU638Jk.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp