Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Atletas de Capão Bonito brilharam no Japão

SUMÔ | No final de semana dos dias 7 e 8 de outubro, aconteceu na cidade de Tóquio no Japão na Arena Tahcikawa Tachihi o Campeonato Mundial de Sumô Júnior e Sênior.

A cidade de Capão Bonito foi representada por 7 atletas, sendo a com mais representantes na Seleção Brasileira da história do esporte.

As atletas da categoria Júnior – Ingrid Harumi Amaral Sugawara – categoria médio, Natasha Sayuri Gamarro dos Santos – pesado e Elisa Saori Nakaya no peso absoluto lutaram no dia 7.

Os atletas do sênior – Genilton Tiburcio da Silva – peso leve, Alex Tetsushi Watanabe Nakaya – peso médio, Valéria Dall’Olio – peso meio pesado e Mayara Pereira Sebastião no peso pesado, lutaram no domingo dia 8.

Os destaques ficaram para Alex Nakaya, 4º lugar. ” Foi uma mistura de frustração e satisfação pois perdi a luta que ganharia a medalha de bronze, mas tive a satisfação em ter obtido meu melhor resultado em um mundial disputando na semifinal, pois é uma honra representar a minha cidade e meu país”, afirmou Nakaya.

Elisa filha, de Alex também teve ótima performance, lutando contra adversárias  maiores, fez boas lutas também ficando em 4º lugar.

Mayara expressou seu contentamento em participar do seu primeiro mundial e lutar com as melhores do mundo junto com a seleção brasileira e afirma. “Vou treinar mais para a preparação para os próximos mundiais”, frisou

Mas o grande destaque da competição ficou para Ingrid Harumi, atleta de sumô desde pequena. Harumi lutou seu primeiro mundial se despedindo da categoria júnior, após vencer uma luta duríssima contra a atleta da Ucrânia, logo após perdeu para a atleta do Japão e voltou na repescagem decidindo o terceiro lugar contra atleta da Estônia conquistando a medalha de bronze, um excelente resultado que fecha um ciclo expressivo no cenário nacional nas categorias de base.

Após a competição os atletas ficaram por um tempo no Japão participando de treinos e aperfeiçoamento técnico.

Outro destaque que marcou a competição foi a participação de uma Capão Bonitense como a primeira árbitra mulher representando o continente americano em uma competição mundial de Sumô.

Valéria Dall’Olio se despediu das competições mundiais depois de 3 participações, devido a diversas lesões decidiu que esse mundial seria seu último, irá continuar a participar de competições nacionais,então foi convidada a participar do treinamento de arbitragem que aconteceu antes do campeonato e foi selecionada devido ao destaque que teve no treinamento. Estreou no mundial Júnior.

Após a participação Valéria confidenciou o nervosismo: “participar de um mundial é bem diferente das competições que estou acostumada, a barreira da língua sempre me preocupou muito, mas graças a Deus deu tudo certo”.

As equipes foram acompanhadas pela ajudante técnica Maria Helena e pelos Senseis Yoshihiro Sakashita,  Willian Takahiro Higuchi e Flávio Tooru Kosaihira.

Colaboração Especial – Valéria Dall’Olio

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp