Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Aterro sanitário municipal recebe vistoria do Departamento de Meio Ambiente

Capão Bonito tem hoje um aterro licenciado pelo órgão ambiental do Estado de São Paulo CETESB, com validade até 06/12/2018

ATERRO SANITÁRIO – As condições sanitárias do Aterro Sanitário de Capão Bonito foram vistoriadas de perto na manhã de segunda-feira, 28/03.

O Aterro Sanitário Municipal é administrado por uma empresa terceirizada chamada Empresa Urbana de Santo André – E.U.S.A. e na metade deste ano vence o contrato com a referida empresa e um novo processo licitatório será feito.

O Departamento Ambiental junto com a Secretaria de Obras estudam alguns ajustes que deverão ser feitos para uma melhoria na qualidade de atendimento aos munícipes, como a possibilidade de inclusão da coleta seletiva também ser realizado pela nova empresa a ser contratada.

A ação visa dar continuidade nas ações ambientais que vem sendo realizadas no município através do Programa Município Verde Azul, especificamente na diretiva Resíduo Sólidos, em cumprimento as metas exigidas para 2016 esta é a primeira vistoria do semestre que irá ter mais uma no segundo semestre deste ano.

No relatório preenchido pelo diretor de Meio Ambiente e interlocutor do Município Verde Azul Reinaldo Junior Buiu, foram vistoriados itens como: portaria, vigilância, isolamento físico e visual, recobrimento dos resíduos, proteção vegetal dos taludes, drenagem e tratamento de chorume, drenagem de águas pluviais, se há presença de catadores, queima de resíduos, e recebimento de resíduos não autorizados. Todos estes itens citados tem que estar em conformidade, caso contrário a empresa é notificada a melhorar seu atendimento e administração do aterro municipal.

O aspecto geral do aterro foi considerado bom. Capão Bonito tem hoje um aterro licenciado pelo órgão ambiental do Estado de São Paulo CETESB, com validade até 06/12/2018.

PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – Segundo Reinaldo Buiu, o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos-PMGRS esta finalizado, logo será marcada uma audiência pública, e após será encaminhado para a validação da Câmara Municipal. “A gestão de nossos resíduos sólidos no plano, prevê a terceirização dos serviços, hoje temos os serviços de coleta de lixo domiciliar e resíduo de serviço de saúde já terceirizados e estamos em estudos para a contratação também de Coleta Seletiva e Resíduos da Construção Civil”, comentou o diretor.

01

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp