BON ODORI – O prefeito Julio Fernando acompanhado dos secretários de Cultura, Esporte e Turismo – prof. João Bosco de Sá e Administração, Indústria e Comércio – José Toshio Saito esteve reunido recentemente com representantes da Associação Cultural e Esportiva de Capão Bonito (Kai Kan) – Sérgio Kakihara e João Sassada.
Na reunião realizada no gabinete municipal foi acordada parceria entre a Associação e Prefeitura para realização da tradicional Festa Bon Odori.
O dr. Manuel Pereira, proprietário do Hotel Paraíso Eco Lodge também participou da reunião e o prefeito Julio Fernando aproveitou a oportunidade para discutir ações de melhorias em estradas e nosso Aeroporto Municipal, para melhor acolher turistas.
“Estamos acelerando ações para inserir Capão Bonito entre os Municípios de Interesse Turístico e preparando a cidade para num futuro próximo se tornar Instância Turística. O setor tem um grande potencial de geração de emprego. Quando melhoramos a imagem da cidade com inúmeras obras, apoiamos festas tradicionais como a do Bon Odori e melhoras as condições de nossas estradas estamos investindo no turismo”, afirmou o prefeito.
A festa – O Bon Odori tem sua origem no Budismo.
A festa simboliza gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança. A festa acontece ao som dos tambores típicos japoneses (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min’yo.
A dança consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. No Brasil, o Bon Odori difundiu-se através dos imigrantes japoneses que desejavam dar continuidade às tradições de sua terra natal, existindo atualmente diversos grupos espalhados por todo o país.
O Bon Odori de Capão Bonito é comemorado há muito anos.