Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Após devolução de ONG, prefeitura reassume abrigo de animais

Executivo Municipal define Plano de Ação para melhorar estrutura e logística no Jardim Santa Isabel. Capão Bonito criou também um novo canal de denúncia de maus tratos e abandono: webdenuncia.org.br/depa

ABRIGO DE ANIMAIS | A ONG SAAL não é mais a responsável pela administração do Abrigo de Animais localizado no Jardim Santa Isabel em Capão Bonito.

A ONG que atua há vários anos no município devolveu o abrigo à Prefeitura Municipal que nos últimos dias promoveu reuniões para definir um novo Plano de Ação para melhorar a estrutura e a logística.

Segundo informações do diretor de Agropecuária – Carmo Henrique Contieri e do veterinário da prefeitura – dr. Alberto Carvalho (Goio), com o encerramento do comodato um laudo técnico já foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento apontando a situação atualizada do local e problemas já foram diagnosticados como a inexistência de rede de esgoto.

“Diante da avaliação técnica efetuada, o prefeito Júlio Fernando já autorizou a elaboração de um projeto detalhado apontando intervenções emergenciais voltadas a providenciar a rede de esgotamento sanitário, melhorias de nivelamento das baias dos animais, recuperação da estrutura, limpeza e desinfeção e outras ações visando evitar contaminações e melhorias condições sépticas no local. Importante destacar que não há nenhum animal no abrigo no momento. O objetivo a partir de agora é melhorar, estruturar e executar as ações pontuadas e sugeridas por pessoas que atuam na proteção e defesa de animais na cidade”, frisaram Carmo Contieri e Alberto de Carvalho.

Um relatório fotográfico da entrega também já foi elaborado pela Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente.

“A proteção aos animais também é uma preocupação na nossa gestão.  Com a devolução estamos alinhando importantes ações em conjunto que garantirão a integridade dos Pets. Agradecemos o importante trabalho da SAAL durante o período que esteve a frente do abrigo”, destacou o prefeito Júlio Fernando.

Reunião com protetores – Nesta sexta-feira, 07/07, houve uma nova reunião com os protetores de animais de Capão Bonito.

A pauta foi a criação de uma nova Ong. A Secretaria de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente apresentou aos protetores a forma em que foi encontrada o abrigo, além de apresentar as ações que estão sendo feitas, como Campanha de Castração, Cadastramento dos Protetores de Animais e mudanças da Lei de Protetores, onde hoje podem receber serviço de castração e ração.

Também foi a anunciado na reunião um novo canal de denúncia de maus tratos e abandono: https://www.webdenuncia.org.br/depa

SAAL emitiu nota – Em Nota de Esclarecimento recentemente publicada nas redes sociais, a SAAL informou sobre a entrega do abrigo e alegou que tal medida foi tomada por entender que não há sintonia entre aquilo que a direção da SAAL e as autoridades do município pensam na forma de trabalhar a causa animal.

“Para evitar então, maiores dissabores para ambas as partes e por entendermos que não temos condições adequadas para atender o que nos está sendo exigido, devolvemos a gestão do Canil à prefeitura para que esta possa, com toda estrutura e recursos que dispõe, fazer a acolhida que achar ser adequada.  A SAAL vai se dedicar a cuidar dos cães que foram retirados do Canil que estavam sob nossa responsabilidade e hoje estão com voluntários, em nossas residências em lares temporários até suas adoções. SAAL irá continuar, e assim que todos animais forem doados, voltamos a tentar ajudar aqueles que precisam”, destacou a ONG na nota.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp