Acervo Cultural Virtual

Conheça os artistas e suas obras

Capão Bonito / 2022

Antônio Claudio de Carvalho “Cazão”

Grafite

HISTÓRICO

Antônio Claudio de Carvalho, (Cazão) nascido em Capão Bonito-SP, iniciou sua carreira como pintor ainda menor de idade, aos 16 anos, quando realizou dois retratos a óleo: um era o então candidato a vereador Peri, o outro o Cidão do PT. Em 1988 começa a trabalhar na já extinta fábrica de cimento a NASSAU, como pintor letrista e em 1990 inicia sua faculdade de arte em Tatuí na ASSETA, e em 1991 começa a lecionar aulas de arte.

Teve influência do pintor dentista Hélio Bessa e do pintor escultor Pedro Costa, este tinha um bar próximo a escola municipal “prof. Jacira Landin Stori”, onde o Dr. Hélio Bessa tinha um consultório odontológico, o bar era referência da arte local, pois lá encontravam se  todos os nomes importantes da pintura como Chiquinho Norato, Edijo, o escultor Magu e Josias.

A pintura muralista de médio e grande porte só veio mais tarde, precisamente em 2014 na escola municipal “prof. Faustino Cesarino Barreto”, quando exercia a função de coordenador de sala de informática e lá a pedido da diretora prof. Margareth Farpella, foram pintados cenários como: a releitura de obras do pintor Almeida Junior, “O Violeiro”, temática da festa junina, e cenários de madeira para a Feira de Ciências com a temática Pré-história com dinossauros até de 06 metros, nessa atividades  experimentou o uso de revolveres de pintura profissional e aerógrafos, que logo abriria outras oportunidades, sendo feito a restauração da santa na Vila Aparecida, e já como funcionário da divisão municipal de Cultura da prefeitura Capão Bonito,  realizou várias revitalizações das fachadas de escola municipais entre elas “Elias Jorge Daniel”, “Mieldazis” entre outras.

Realizou inúmeras telas desde retratos realistas como prof.  “Paulo Freire” e telas imaginativas, o artista Cazão bebe da fonte do realismo fantástico até a arte acadêmica, tendo 36 anos de dedicação a pintura.

O artista Cazão se define como pintor muralista, pintor de aerografia, pintor de cenografia e telas.