OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA – 81 alunos da Rede Municipal de Capão Bonito participaram no último domingo, 07/11, da segunda fase da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2021.
A prova foi aplicada na Escola Estadual “Raul Venturelli”.
“Os alunos, professores e gestores não mediram esforços para participar desse momento tão importante para a Educação”, destacou a diretora do Centro Educacional” Paulo Freire” – Silvana Domingues da Costa, que vem acompanhando todas as etapas da olimpíada.
Dentre os principais objetivos da olimpíada estão: estimular e promover o estudo da matemática no Brasil e identificar novos talentos.
A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
O público-alvo são alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras.
Alunos matriculados em outras modalidades, como EJA, estão aptos a participar desde que sua série escolar corresponda ao 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental.
O IMPA é responsável por elaborar e disponibilizar o material de provas e de correção para download a ser realizado pelas Secretarias de Educação e representantes das Escolas Federais para distribuição às escolas inscritas.
As Secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são responsáveis por toda a logística de aplicação e correção das provas, bem como, por qualquer eventual premiação que venham a definir.
“O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da OBMEP”, explicou a diretora Silvana Domingues Costa.