MELHOR IDADE – Aconteceu na manhã do último sábado, 16/07, a reinauguração oficial do “Asilinho” AJAPEI (Associação de Jesus para Amparo da Pessoa Idosa) – Lar Esperança, um espaço voltado ao atendimento e acolhimento de idosos em Capão Bonito.
O prefeito Júlio Fernando, o vice Roberto Tamura, secretários e vereadores participaram da reinauguração atendendo convite do presidente Roque Ferreira e demais membros da diretoria.
No discurso, o prefeito Júlio Fernando agradeceu o convite, lembrou que o prédio que abrigava a antiga escola municipal Bem-Me-Quer foi doado a AJAPEI na sua gestão e colocou o Executivo Municipal a disposição da entidade que presta um atendimento importante à melhor idade.
O assessor Romano de Oliveira representou o deputado estadual Edson Giriboni que estava cumprindo agenda na cidade de Ipaussu (SP). Oliveira lembrou que Giriboni já destinou o valor de R$ 75 mil para a aquisição de um veículo para uso da entidade.
“O deputado visitou a AJAPEI recentemente e ficou impressionado com o trabalho realizado, colocando seu mandato e o seu escritório em Capão Bonito a disposição para demandas”, frisou Romano.
A entidade conhecida popularmente como “Asilinho” foi fundada em 08/07/2009.
A AJAPEI é uma sociedade civil sem finalidade econômica, natureza de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), e prestadora de atendimento na área de Assistência Social a Idosos, batalha diariamente para cumprir seu objetivo, que é assistir com máxima eficiência, cuidado e amor aos acolhidos.
Hoje a capacidade é de 30 residentes, em sua maioria, pessoas de idade avançada, com limitações físicas e/ou mentais, que necessitam de cuidado constante.
A AJAPEI contribui com município nos acolhimentos com os idosos em estado de vulnerabilidade, oferecendo serviço de proteção, apoio e moradia a pessoas maiores de 60 anos, em situação extremamente e fragilizada sem condições de moradia.
Conforme o presidente Roque Ferreira e a vice Franciele da Silva Magalhães Passos foi realizada uma reestruturação completa das instalações, melhorando ainda mais as condições de atendimento.
Sobre o acolhimento: Após ser encaminhado pelo (CREAS), a AJAPEI realiza visita domiciliar com a equipe técnica, é elaborado o relatório, o idoso é acolhido e assim é realizado o contrato social.
O objetivo geral é propor atividade de estimulação cognitiva e de interação social para proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos;
Estimular integração social, a autonomia, favorecer a expressão das habilidades, despertar emoções afetivas. Desenvolver atividades em prol de uma melhor qualidade de vida dos idosos, comprometimento da equipe e cuidadores responsáveis do autocuidado, integridade e respeito da pessoa idosa, mantendo e promovendo sua autonomia, seu resgate histórico e sua socialização.