SUSTENTABILIDADE | Restos das podas são utilizado por agricultores familiares em Capão Bonito.
O diretor de Meio Ambiente – Reinaldo Buiu e o diretor de Agropecuária – Carmo Contieri estiveram na propriedade do produtor de tomate cereja – Gilberto Felício de Almeida, no Bairro Pinhalzinho, sendo o pioneiro nesta ação desenvolvida pela Casa do Agricultor através dos Departamentos de Agropecuária, Meio Ambiente e Divisão de Limpeza Pública de Capão Bonito.
No setor urbano, a arborização desempenha um importante papel na melhoria da qualidade ambiental, amenizando variações de temperatura, absorvendo a poluição atmosférica, reduzindo o impacto da água da chuva, preservando a fauna e melhorando a estética local. Para a manutenção desse ecossistema, diariamente são feitos cortes de galhos de árvores, que geram grande quantidade de resíduos.
O material é doado aos agricultores familiares para ser utilizado como adubo orgânico e cobertura vegetal, dando incentivos a produção orgânica e base agroecológica, dando nova destinação para esses resíduos com a utilização dessa prática sustentável.
Antes da parceria, os resíduos eram eliminados no aterro sanitário. Agora os agricultores familiares de Capão Bonito recebem folhas, galhos e troncos triturados para utilizar em seus plantios.
“A diversidade das plantas podadas torna o material nutritivo e, ao ser espalhado pela terra, ele protege o solo do impacto das chuvas e do sol intenso. A cobertura, devido ao seu peso, também dificulta o crescimento de plantas invasoras”, destacou o Diretor de Agropecuária Carmo Contieri.
“A melhor alternativa de utilização do composto é substituir fertilizantes químicos na agricultura. Quando adicionado ao solo, ele melhora as propriedades físicas e físico-químicas e a atividade biológica deste, podendo recuperar solos degradados ou nutricionalmente desequilibrados”, comentou o diretor de Meio Ambiente – Reinaldo Buiu.
Importância da compostagem:
- ï Reduz a necessidade de usar herbicidas e pesticidas;
- ï Reduz a quantidade de lixões e aterros sanitários;
- ï Melhora a qualidade do solo, enriquecendo-o em nutrientes;
- ï Aumenta a capacidade de absorção de água pelo solo;
- ï Melhora a aeração do solo;
- ï Ativa substancialmente a vida microbiana.
Essa ação de incentivo aos produtores traz um retorno muito grande em questões ambientais e sociais.
Para adquirir o material basta o interessado requerer junto a Casa do Agricultor de Capão Bonito passando por um breve cadastramento.