Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Adiaesp e Secretaria de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente promovem palestra sobre descarte de embalagens e tríplice lavagem

Ação voltada a produtores rurais e membros do Conselho de Desenvolvimento Rural reforça a importância da destinação correta de embalagens de agrotóxicos

Por Wagner D´Antonio

BOAS PRÁTICAS NO CAMPO | Na manhã de segunda-feira, 07 de abril, a Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo), em parceria com a Secretaria de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente de Capão Bonito, promoveu uma importante palestra no Centro de Convenções, com foco no descarte correto de embalagens de agrotóxicos e a técnica da tríplice lavagem.

A palestra teve como público-alvo os membros do Conselho de Desenvolvimento Rural e produtores do município, e buscou reforçar a importância das boas práticas no campo para a preservação ambiental e a saúde pública.

Durante o evento, técnicos da Adiaesp distribuíram folders com orientações passo a passo e informações técnicas sobre os procedimentos adequados.

Segundo Pedro Amadeu, engenheiro ambiental e supervisor de operações da Adiaesp, o principal objetivo da palestra foi informar e conscientizar os produtores sobre a importância do destino ambientalmente correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas, conforme exigido pela legislação ambiental vigente.

“Nossas ações em parceria com as prefeituras visam contribuir para cidades mais limpas e sustentáveis, evitando danos ao meio ambiente e à saúde, levando boas práticas para o campo”, afirmou.

Carmo Contieri, diretor de Agropecuária da Secretaria, destacou que a ação também reforça a logística reversa, por meio das responsabilidades compartilhadas entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição e o poder público.

“As embalagens corretamente descartadas retornam ao ciclo produtivo como matéria-prima para novos recipientes ou artefatos utilizados em outras indústrias”, explicou.

Durante a orientação, foi enfatizada a necessidade de realizar a tríplice lavagem ou a lavagem sob pressão, seguida da perfuração do fundo da embalagem para inutilizá-la e evitar o reaproveitamento indevido.

Após esse procedimento, as embalagens devem ser armazenadas corretamente e entregues, dentro do prazo de um ano após a compra, à unidade de recebimento indicada na nota fiscal. O agricultor ainda recebe um comprovante de devolução, que deve ser guardado por mais um ano para eventuais fiscalizações.

Adiaesp – A Adiaesp desempenha um papel essencial na gestão da logística reversa de embalagens de insumos agrícolas, promovendo a destinação correta desses materiais.

Com sede em Campinas, a associação atua para que seus associados cumpram rigorosamente as normas ambientais, contribuindo ativamente para a sustentabilidade do setor agrícola e a preservação do meio ambiente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp