Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Acolhimento tem sido o diferencial na retomada das aulas em Capão Bonito

RETOMADA DAS AULAS – Acolhimento, uma Educação Humanizada e carinho nos mínimos detalhes têm sido o diferencial no processo de retomada das aulas na Rede Municipal de Capão Bonito.

A escola de Ensino Fundamental “Jornalista José Carlos Tallarico”, no Jardim Vale Verde é mais um grande exemplo deste momento especial depois de 1 ano e 6 meses de ensino remoto.

“Aos poucos vamos retornando, a vida e a alegria vai tomando conta dos espaços da escola. Uma equipe focada no bem-estar dos alunos e muito amor no coração. Como é bom ver o sorriso das nossas crianças. Obrigada, família/escola”, destacou a diretora Eloisa Regina.

A escola se preocupou desde o processo de recepção dos alunos com um arco colorido de bexigas, professores motivados e frases motivacionais destacando a importância do estudante no ambiente escolar e também de seguir os protocolos sanitários.

Outro destaque é a merenda escolar de alta qualidade servida e também respeitando os protocolos sanitários, sendo elaborada seguindo o cardápio nutricional da Cozinha Central e feita com muito carinho pelas merendeiras.

“É muito importante ver este acolhimento nesta retomada. Como pais nos sentimos completamente seguros ao enviar nossos filhos às aulas presenciais. Além disso nossa escola tem um cuidado muito especial com cada aluno. É uma equipe incrível e estamos com saudades”, destacaram pais e moradores do Jardim Vale Verde.

Um novo normal também na escola – De acordo com a secretária de Educação – Ana Luiza Dias, neste primeiro momento de retomada, realmente o acolhimento tem sido muito positivo nas escolas de Capão Bonito.

“Nossas diretoras e gestores estão de parabéns pelo esforço empreendido para preparar as unidades escolares. Diversos são os motivos para o acolhimento. Nossas crianças passaram por experiências de luto próximas a elas, de familiares, amigos e pessoas conhecidas, e as perdas vividas precisam ser tratadas de maneira especial. Além disso, as mudanças de rotina que ocorreram, em suas vidas e na vida dos pais, irão novamente se transformar. Se foi difícil de repente estarem todos em casa, mudar a rotina novamente, e se ausentar da segurança que o lar representa, também precisa ser pensado”, destacou a secretária.

“Há melhor forma de acolher os pequenos é ajudá-los a lidar com os próprios sentimentos, através de momentos de conversa, do incentivo e zelando pela saúde dentro da escola trazendo para eles também mais confiança e segurança. A escola deve ser divertida, um lugar agradável para estar, por mais responsabilidades que se tenha dentro dela, o lúdico deve estar sempre presente, os jogos, a música, as brincadeiras e nossas escolas tem feito um trabalho maravilhoso nesta retomada”, explica a secretária Ana Luiza Dias.

Para a secretária, neste momento, os pais devem ser um grande aliado da escola, e essa aproximação é fundamental para que tudo dê certo, tanto em relação aos cuidados necessários para que a pandemia se mantenha controlada, como para que as questões emocionais das crianças possam ser trabalhadas.

“A pandemia acentuou a diferença entre aqueles que tinham mais dificuldades de aprender; exigiu um novo educador, que precisou se reinventar e teve que se adaptar à novas tecnologias, novas metodologias, transformando-se. Agora é preciso estabelecer metas de aprendizagem diferentes para crianças com níveis de aprendizado diferentes”, destacou a secretária.

Por Wagner D´Antonio

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp