CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL – A conscientização ambiental vai além da ideia, ela é ação.
Ter consciência ambiental é saber que, não existe distinção entre o ser e o meio ambiente. Somos parte de um só sistema, mas não podemos controlar ele, apenas nossas ações.
A ACAMAR (Cooperativa de Reciclagem) de Capão Bonito além de desempenhar um papel fundamental no município também passou a investir em outras ações importantes de preservação ambiental.
Na manhã de segunda-feira, 09/11, os cooperados da ACAMAR com apoio da equipe do Instituto Refloresta e a presença do vice-prefeito Roberto Tamura e do secretário de Assistência Social – Jaderson Braga iniciou com muito entusiasmo o seu Projeto de Pomar de Mata Atlântica.
De acordo com o gestor Cristiano Ferreira, foi uma manhã de muita reflexão e ação com o objetivo de criar um espaço de educação ambiental na cooperativa.
A ação realizada em parceria com o Instituto Refloresta foi mais uma de tantas que a ACAMAR já realiza na cidade.
“Hoje demos início de fato ao NEA – Núcleo de Educação Ambiental na nossa cooperativa”, frisou Cristiano Ferreira.
A importância do pomar – Cultivar um pomar de Mata Atlântica atualmente é ser parte de um movimento que visa a recuperação florestal de um dos biomas mais ricos e importantes do planeta, que chega a ter até 300 espécies diferentes de árvores em um único hectare de terra.
“Queremos ampliar as ações voltadas a proteção da Mata Atlântica. É perfeitamente possível conciliar o desenvolvimento local e a proteção do Meio Ambiente. A meta também reconhecer a vocação de cada propriedade, o perfil de quem maneja este espaço e permitir um Plano de Manejo que recupere as funções ecológicas da terra, inserindo o produtor ou empresas como agente dessa mudança”, destacaram representantes do Refloresta.
Por Wagner D`Antonio