Reforma da escola “Faustino Cesarino Barreto” avança
A reforma em andamento é considerada pela administração municipal mais um passo importante para entregar uma escola dentro de padrões técnicos para região dos bairros Jardim Europa, Santa Izabel, Parque das Nações e Vila Santa Rosa
REFORMA E ADEQUAÇÃO DE ESCOLA – As obras dereforma da escola Faustino Cesarino Barreto, localizada no Jardim Europa, continuam avançando.
Através de convênio assinado com o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação foi garantido um recurso de R$ 924.106,22 para a obra.
O convênio foi assinado em abril e o processo licitatório teve como vencedora a construtora Constrói Ltda EPP.
A meta do governo municipal e entregar a escola totalmente recuperada no início de 2015.
Enquanto a escola está em obras, a Faustino Barreto foi abrigada provisoriamente em um imóvel localizado na avenida Massaichi Kakihara, ao lado do Ambulatório de Especialidades.
Desde 2009 a prefeitura pedia ao governo do Estado que reavaliasse a obra que não foi executada como deveria, apresentando inúmeras falhas técnicas.
Várias reuniões para discutir a situação foram realizadas na Diretoria de Ensino de Itapeva e na Secretaria Estadual de Educação.
Entenda o caso – O caso da escola é polêmico, pois até o final de dezembro de 2009 o local era usado como sede da escola estadual “Avelina Contieri de Almeida”.
A escola foi desativada e o seu prédio foi devolvido ao município para que nele retornasse a escola municipal Faustino Barreto.
A entrega do prédio ocorreu no dia 05 de fevereiro de 2010 por funcionários da Secretaria Estadual de Educação.
A prefeitura determinou que fosse elaborado um laudo por parte de dois engenheiros e arquitetos da prefeitura para que fosse composto um dossiê que foi entregue a Secretaria Estadual de Educação.
Os próprios professores que trabalhavam no prédio disseram-se surpresos com o estado de destruição da escola em 2009.
A prefeitura descobriu que a empresa vencedora da licitação para reforma do local tinha transferido o serviço através de um contrato particular para a empresa Dias Empreiteira.
A Dias Empreiteira abandonou o serviço após a eleição de outubro de 2008 e a empresa que havia vencido a licitação e posteriormente transferiu a obra, não assumiu o término do serviço.
Com isso o prédio ficou com as obras paralisadas.
Em audiência realizada no final do ano de 2009 quando o então secretário estadual de Educação, Paulo Renato de Souza, comunicou a autoridades do município que seria desativada a escola Avelina Contieri foi assumido pelo próprio secretário que o prédio da escola seria entregue totalmente reformado ao município.
A reforma em andamento é considerada pela administração municipal mais um passo importante para entregar uma escola dentro de padrões técnicos para região dos bairros Jardim Europa, Santa Izabel, Parque das Nações e Vila Santa Rosa.
Diretoria, professores, alunos e pais também demonstraram entusiasmo com a conclusão das obras na escola.