Capão Bonito está entre as cidades da região de Sorocaba reconhecida para receber Título de Prefeito Inovador 2026

Título será entregue pela Rede Cidade Digital durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

INOVAÇÃO | Iniciativas que utilizam tecnologia e inovação para modernizar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos à população levaram prefeitos da região de Sorocaba a serem selecionados para receber o título Prefeito Inovador 2026, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD).

A homenagem será entregue durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Sorocaba, no dia 17 de setembro, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, reunirá gestores de diferentes municípios para apresentar experiências, compartilhar soluções e discutir como a inovação pode contribuir para uma administração pública mais eficiente e conectada.

As iniciativas reconhecidas abrangem diferentes áreas da administração pública, como educação, saúde, segurança, mobilidade, planejamento urbano, transparência, iluminação pública e gestão administrativa, mostrando como o uso da tecnologia pode estar presente em diferentes frentes do serviço público.

Entre os critérios analisados estão iniciativas voltadas à digitalização de serviços, à modernização de processos, ao uso estratégico de tecnologias e à criação de soluções para atender demandas da população. Mais do que premiar os prefeitos, o reconhecimento busca dar visibilidade a experiências municipais que podem inspirar outras cidades.

Capão Bonito será contemplada, através do prefeito Júlio Fernando, com o título Prefeito Inovador 2026, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD) pelo desempenho do projeto Iluminação em LED no bairro rural Taquaral Abaixo. O prefeito já foi premiado em 2022, e na oportunidade também proferiu palestra no evento.

“Não existe cidade inteligente sem que o objetivo seja melhorar a vida do cidadão. Quando falamos em cidade inteligente, estamos falando de políticas públicas, ferramentas e projetos que tornem a gestão mais eficiente e entreguem melhores serviços para a população”, destaca o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.

Além de palestras e painéis, o Fórum contará com empresas especializadas em tecnologia para o setor público, que apresentarão soluções voltadas à modernização da gestão municipal. Entre as empresas participantes estão Binär Tech, Camptécnica, Facens, Faz Educação, Geopixel, INFORTRONICS, LLEVON, Madis, Master, Modelix, NTI Brasil, Produto Digital, PST – Public System Technology, SentinelX, SMAR APD, e Techdengue.

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O RECONHECIMENTO DE PREFEITO INOVADOR 2026 – SOROCABA (SP):

Município

Prefeito

Projeto

Sorocaba

Rodrigo Manga

Sistema de Transparência de Obras Públicas Municipais

São Roque

Guto Issa

Novos totens de vigilância eletrônica

Itupeva

Rogério Cavalin

Agendamentos de consultas e exames de forma online

Itu

Herculano Passos

Escolas municipais com salas de informática

Ibiúna

Mário Pires

Computadores para uso pedagógico nas escolas da rede municipal

Araçoiaba da Serra

Dr. Quevedo

Tablets para os professores das escolas municipais

Iperó

Léo Folim

Notebooks para as escolas da rede municipal

Mairinque

Eduardo Thomaz

COI – Centro de Operações Integradas

Porto Feliz

Célio Peixoto

Escola do futuro

Salto de Pirapora

Matheus Marum

Tablets nas escolas São Manoel e Silvia Haddad

Sarapuí

Gustavo Barros

Sistema Detecta

Várzea Paulista

Professor Rodolfo Braga

Sistema de aprovação de projetos urbanísticos modernizada

Jundiaí

Gustavo Martinelli

Prontuário eletrônico em 100% da rede municipal de saúde

Boituva

Edson Marcusso

Botão do pânico nas unidades de saúde do município

Itapetininga

Jeferson Brun

Sistema integrado de ponto eletrônico em todos os setores da administração municipal e órgãos públicos vinculados

Capão Bonito

Júlio Fernando

Iluminação em LED no bairro rural Taquaral Abaixo

Votorantim

Weber Manga

Monitoramento com sistema inteligente de segurança e rastreamento de veículos

Cerquilho

Du Pilon

Incluir Tecnológico

Cesário Lange

Ramiro de Campos

Centro de Inteligência Operacional

Pereiras

Osmar Júnior

Postes inteligentes de monitoramento

Quadra

Lheonides do Carlão

Uso de drones para a atualização cadastral de imóveis no município

Tatuí

Professor Miguel

GPS Rural

Alambari

João Paulo Carioca

Instalação de iluminação em LED no bairro Cerrado

Itaóca

Frederico

Materiais tecnológicos para a secretaria da saúde

Itapirapuã Paulista

César Construvale

Iluminação em LED na Praça Santana

Ribeirão Branco

Tuca Ribas

Chromebooks, TVs e celulares para a educação municipal

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Sorocaba

Data: 17 de setembro de 2026

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba, Sorocaba – SP

Inscrições gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades: https://www.sympla.com.br/rcd

Fonte: Rede Cidade Digital

Mais notícias