Obra que acabará com alagamentos na rua Floriano Peixoto começará

DRENAGEM – A Prefeitura Municipal de Capão Bonito apresentou oficialmente no dia 22 de julho, um novo projeto de infraestrutura para a principal rua do comércio de Capão Bonito, a Floriano Peixoto. 

De acordo com o projeto técnico, coordenado pela Secretaria de Governo Mário Milani, será implantado na via um sistema de drenagem que prevê a construção de 47 caixas de captação e 736 metros de tubulação para o escoamento das águas pluviais.

Com essa nova obra, avaliada em R$ 405 mil com recursos captados junto à Agência de Desenvolvimento do Governo de São Paulo, a municipalidade pretende acabar com um antigo problema de alagamento em quase toda a extensão da rua e que aumentou após um serviço de revitalização realizado pelo governo anterior em 2008. 

Ao acabar com o estacionamento e estreitar a largura da rua, o volume de água se concentrou e com ele, os transtornos em dias de chuva. 

A apresentação do novo projeto também foi acompanhada por um grupo de comerciantes e moradores da rua Floriano Peixoto que foram convidados pessoalmente pelo vice-prefeito Marco Citadini e pelo secretário de Administração José Saito que percorreram todos os estabelecimentos comerciais da rua e aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas com relação ao prazo de execução das obras e outros esclarecimentos relacionados a interdição da rua. 

O engenheiro Bruno Allen-castro, 31 anos, representante da empresa vencedora da licitação, se encarregou da tarefa de responder os questionamentos apresentados pelos comerciantes. Entre as respostas, ele explicou que os serviços serão realizados e divididos em módulos, começando pela rua Marechal Deodoro, no trecho final do sistema de tubulação. 

“As obras começam pela Marechal Deodoro, passam depois para a Campos Sales e em seguida para a Floriano Peixoto”, comentou.

Durante os serviços, apenas o trânsito dos quarteirões dos módulos será interditado para o fluxo de veículos. Pedestres poderão circular pelas vias em obras normalmente. 

“As calçadas ficarão livres para a circulação dos pedestres, moradores e consumidores”, ressaltou o engenheiro.

Preocupados com as vendas de fim de ano, os comerciantes também questionaram o prazo de entrega das obras. 

A empresa responsável calcula de 60 a 90 dias de serviços, ou seja, até o fim de outubro, a Floriano Peixoto deverá estar reestruturada e com um novo pavimento asfáltico. 

Segundo a apresentação da prefeitura a obra vai se dedicar somente a construção de galerias para captação das águas e não será feita alteração na calçada, pois isto poderia acarretar num prazo maior para sua conclusão o que poderia fazer com que os comerciantes tivessem que conviver com a obra no período de maior movimento de vendas no final do ano. 

Comerciantes  – aprovam projeto – Após a apresentação, praticamente todos os comerciantes e moradores presentes aprovaram o projeto e concordaram com a data de início das obras. 

Proprietário da loja Lanotex, Sérgio Renato de Queiroz, 40 anos, atua no comércio da “Rua Direita” há 19 anos e para ele, as novas obras não devem atrapalhar o movimento comercial. 

“Apesar da sujeira e dos pequenos transtornos, a obra não vai atrapalhar as vendas e a movimentação da rua”, disse.

rua Direita rua Direita2

Mais notícias