Evento marcou o fechamento de uma jornada de formação dedicada à construção de uma educação mais humana, diversa e transformadora
Wagner D´Antonio
FORMAÇÃO EDUCACIONAL | No último dia 29 de outubro, aconteceu o encerramento da formação “Construindo a Escola das Diferenças”, um momento especial de celebração, reflexão e aprendizado para educadores e monitores da rede municipal de ensino de Capão Bonito.
A noite foi conduzida pelos professores formadores Ricardo Camargo e Gilce Sasada, que ao longo de todo o processo promoveram uma jornada de conhecimento, escuta e troca de experiências, voltada ao fortalecimento de uma prática pedagógica mais inclusiva e sensível às diferenças.
Durante o encontro de encerramento, o clima foi de reconhecimento e gratidão. Professores e participantes destacaram a importância do espaço de formação para o aprimoramento das práticas educativas e para o fortalecimento dos vínculos entre os profissionais da educação.
Foram compartilhadas experiências vividas ao longo do curso, evidenciando o impacto positivo da proposta no cotidiano das escolas.
A formação “Construindo a Escola das Diferenças” nasceu do compromisso da Secretaria Municipal de Educação em oferecer oportunidades contínuas de qualificação aos educadores, promovendo debates e reflexões sobre a inclusão, o respeito à diversidade e a valorização de cada estudante em sua singularidade.
Com uma abordagem dinâmica e sensível, o projeto buscou não apenas discutir teorias, mas também inspirar novas formas de olhar e agir dentro da escola, incentivando práticas pedagógicas mais humanas, acolhedoras e transformadoras.
O encerramento contou com a presença do vice-prefeito dr. Roberto Tamura representando o prefeito Júlio Fernando, do secretário de Educação – prof. Lucas Barros e a diretora do Centro Paulo Freire – profª. Sandra Camargo e simbolizou mais do que o fim de um ciclo — representou a consolidação de um compromisso coletivo: o de construir uma escola para todos, onde as diferenças são reconhecidas como potência e fonte de aprendizado.
A iniciativa reforça que a educação inclusiva se faz diariamente, com diálogo, empatia e dedicação.
E foi com esse espírito que os participantes encerraram o encontro, certos de que cada passo dado nessa caminhada é uma conquista em prol de uma escola mais justa, plural e verdadeiramente transformadora.























