Com protagonismo na implementação de políticas culturais, município do Sudoeste Paulista é certificado pelo Sebrae-SP após investir em editais, conselhos e formação técnica
CERTIFICAÇÃO | Capão Bonito foi oficialmente certificado pelo programa CRIE PP (Cultura, Rede, Inovação e Empreendedorismo em Políticas Públicas), durante a Feira do Empreendedor 2025, realizada em São Paulo, no dia 17 de outubro.
O reconhecimento é resultado do trabalho expressivo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura na reestruturação das políticas públicas culturais no município. A cerimônia de entrega foi acompanhada pelo Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, pelo gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges e pela gestora estadual do CRIE, Jenifer Botossi.
O diretor municipal de Cultura, Alexandre Mendes, representou Capão Bonito na cerimônia e destacou sua longa trajetória com o CRIE. “Eu tenho uma relação muito próxima com o CRIE Políticas Públicas. Estive presente desde o lançamento do programa, participei de eventos em Brasília e aqui em São Paulo. Sempre defendo o CRIE aonde eu vou, até brinco que sou embaixador do programa”, afirma.
Com mais de 45 certificados de capacitações, Alexandre liderou importantes avanços na cidade, como a reativação e o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, a implementação de editais da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o início das audiências públicas para a criação do Plano Municipal de Cultura e o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura.
Mesmo com desafios estruturais, como a ausência de cinema e museu na cidade, Capão Bonito tem investido na qualificação de sua gestão cultural e no entendimento das legislações de fomento por meio das ferramentas oferecidas pelo Sebrae-SP. “O CRIE levou luz àquilo que nós chamamos de Brasil Profundo, que são os municípios mais distantes da capital, onde as políticas públicas culturais às vezes não chegam ou chegam sem clareza. O CRIE trouxe essa clareza, nos conectou com profissionais e nos ajudou a estruturar nossa cultura com base técnica e transparente”, declara o secretário.
Com cerca de 47 mil habitantes, Capão Bonito mostra que, com formação, planejamento e comprometimento, é possível construir uma política cultural sólida, inclusiva e transformadora. A certificação do CRIE PP é mais uma conquista que reafirma a cidade como exemplo de gestão pública cultural no Sudoeste Paulista.
O gerente do Sebrae-SP, Wilson Borges, destaca a importância da trajetória de Capão Bonito como referência para outros municípios em processo de estruturação cultural. “Este reconhecimento marca o esforço contínuo da cidade na reestruturação e valorização das políticas públicas culturais, com forte liderança do secretário municipal de Cultura, Alexandre Mendes e o apoio institucional da gestão do prefeito Julio Fernando. Capão Bonito é um exemplo de como o envolvimento pessoal dos gestores, aliado à metodologia do Sebrae-SP, pode gerar mudanças concretas. O que vemos aqui é o impacto direto da formação e do apoio técnico no fortalecimento das políticas culturais locais”, afirma.







