Capão Bonito é contemplada com nova fase do Programa Rios Vivos


Iniciativa estadual vai revitalizar cursos d’água e promover mais sustentabilidade e qualidade de vida no município

Por Wagner D´Antonio

PROGRAMA RIOS VIVOS | O Programa Rios Vivos, lançado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), tem transformado a realidade de diversos municípios paulistas com ações voltadas à recuperação de cursos d’água e melhoria ambiental.

A iniciativa, desenvolvida por meio do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), já apresenta resultados expressivos em todo o Estado e agora chega também a Capão Bonito.

Desde o início da execução, o programa já beneficiou 27 municípios, atendendo 37 rios, com a remoção de mais de 259 mil metros cúbicos de resíduos — o equivalente a 18.571 caminhões basculantes cheios de materiais como areia e lixo. Se esses caminhões fossem enfileirados, ocupariam 185 quilômetros de extensão, o mesmo que uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Campinas.

As ações do Rios Vivos têm gerado melhorias diretas na qualidade da água, na saúde pública e na qualidade de vida dos moradores, além de incentivar o turismo, o lazer e a economia local. O programa também tem papel importante na prevenção de enchentes e na redução de vetores de doenças hídricas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Nesta semana, o prefeito Júlio Fernando e o secretário de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente, Felipe Marques, anunciaram a inclusão de Capão Bonito em uma nova fase do Programa Rios Vivos, fruto da parceria com o Governo do Estado.

“É uma grande conquista para o nosso município! Poucos municípios conseguiram esse feito, mas nossa equipe foi eficiente na apresentação de documentos e protocolos, viabilizando o convênio que permitirá ações em dois importantes parques: o Jardim Europa e o novo parque que ligará o Jardim da Amizade à Vila Aparecida. A meta é revitalizar os cursos d’água, removendo sedimentos e gerando benefícios diretos ao meio ambiente e à população”, destacaram o prefeito e o secretário.

De acordo com o Governo do Estado, o atual ciclo do programa contempla 88 cursos d’água em 59 cidades, sendo 37 já finalizados, 38 em andamento e 13 em fase de preparação, com expectativa de remoção de 579 mil m³ de sedimentos e investimento de R$ 79 milhões.

A previsão total do ciclo atual do Programa Rios Vivos é de R$ 172 milhões, com a limpeza de 240 rios em até 130 municípios ainda neste ano. A parceria entre o Estado e as Prefeituras prevê que o Governo realize o investimento e as obras de limpeza, enquanto os municípios são responsáveis pelo descarte adequado dos resíduos, licenciamento ambiental e manutenção do entorno dos rios — um esforço conjunto que reforça o compromisso com o futuro sustentável de São Paulo e de Capão Bonito.

 

Mais notícias