Cadastro no Cadastur garante segurança, apoio e novas oportunidades de renda para agricultores de Capão Bonito

TURISMO RURAL | A Prefeitura de Capão Bonito, por meio da Divisão de Turismo e a Casa do Agricultor, está incentivando os produtores rurais do município a diversificarem suas atividades e ampliarem sua renda.

Agora, é possível transformar propriedades agrícolas em destinos turísticos, cadastrando-as no Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo.

Com o cadastro, agricultores podem abrir as portas de suas propriedades para visitantes e turistas, apresentando não apenas suas plantações e sistemas de produção, mas também atividades como culinária típica, produtos artesanais, trilhas ecológicas, cachoeiras, lagoas e experiências ligadas à vida no campo. A iniciativa fortalece o chamado turismo rural, modalidade em expansão que valoriza tradições e a identidade cultural das comunidades.

Entre os principais benefícios do programa estão:
Receber visitantes com segurança, sem perder direitos e benefícios já garantidos, como o acesso às linhas de crédito do PRONAF.
Apoio técnico e orientação do Sebrae Aqui Agro, que auxilia na gestão e na promoção das atividades turísticas.
Mais visibilidade e oportunidades de renda, aproveitando a infraestrutura e os produtos que o agricultor já possui.

Segundo a Divisão de Turismo e a Casa do Agricultor, essa é uma oportunidade estratégica para fortalecer a economia local, estimular o empreendedorismo e valorizar o patrimônio natural e cultural de Capão Bonito. “O turismo rural é um segmento que tem crescido em todo o país e nossa região tem grande potencial, com suas paisagens, tradições e a força da agricultura familiar”, destacaram em nota.

Para participar, basta que o produtor rural procure a Casa do Agricultor, onde uma equipe especializada realiza todo o processo de cadastramento de forma simples, rápida e segura.

Com 1.455 Unidades de Produção Agropecuária e forte vocação para atividades como agroindústrias, turismo rural e produtos artesanais, Capão Bonito se apresenta como um polo promissor para a expansão dessa atividade, que além de gerar renda, também valoriza o campo como espaço de cultura, lazer e preservação ambiental.

Mais notícias