Evento reuniu representantes de 16 cidades, especialistas renomados e lideranças políticas em prol da valorização da infância e da qualidade na Educação
Por Wagner D´Antonio
A VOLTA DO FREI | Capão Bonito viveu um momento histórico para a Educação Infantil ao sediar a retomada do Fórum Regional da Educação Infantil (FREI), que reuniu representantes de 16 cidades da região sudoeste em um encontro marcado pelo diálogo, pela troca de experiências e pelo compromisso com um futuro melhor para as crianças.
O evento contou com a presença de nomes de destaque no cenário educacional regional, como a professora Selma Cravo, peça fundamental na consolidação do FREI; a professora Sueli Periotto, superintendente da Legião da Boa Vontade (LBV); e o educador Andrei Muzel, especialista em Educação Infantil, que compartilhou reflexões essenciais sobre práticas pedagógicas.
Outro ponto marcante foi a mensagem especial da doutora Emilia Cipriano, referência nacional na área e palestrante reconhecida.
Autoridades políticas também prestigiaram o encontro, entre elas o prefeito de Capão Bonito – Julio Fernando, e o deputado estadual Edson Giriboni, além de prefeitos da região, que reforçaram em seus discursos o compromisso conjunto com uma educação pública de qualidade e com o fortalecimento das políticas voltadas à primeira infância.
Durante o período da tarde, os participantes puderam vivenciar oficinas práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que proporcionaram experiências inspiradoras e valorização do trabalho dos educadores.
Professores e diretores ouvidos fizeram uma ótima avaliação do evento, destacando a importância da troca de experiências exitosas entre as cidades envolvidas.
“Os seis primeiros anos de vida de uma criança são compreendidos como a Primeira Infância, período da fase de maior desenvolvimento do ser humano, em que as conexões cerebrais ocorrem a um 1 milhão por segundo, momento em que 90% do cérebro é formado. A qualidade das interações das crianças com as professoras é uma variável de extrema importância para configurar um atendimento de qualidade. É no contexto dessas interações que possibilidades de conversas sobre os mais diversos assuntos, novas investigações, brincadeiras diversas são desencadeadas e se desenrolam criando oportunidades de aprendizagens nos diferentes campos de experiência das crianças. O FREI possibilita justamente isto contribuindo com um processo educacional enriquecedor e de alta qualidade”, destacaram professores.
“As atividades reforçaram a importância da formação continuada e do compartilhamento de boas práticas no ambiente escolar”, acrescentou o secretário de Educação – prof. Lucas Barros.
Barros ainda destacou a relevância da retomada do Fórum, agradeceu a todos os participantes, aos patrocinadores e, em especial, à equipe da Secretaria Municipal de Educação, que se dedicou para que o evento fosse um marco no fortalecimento da Educação Infantil em toda a região.
A próxima edição do FREI, em 2026, foi definida através de sorteio e acontecerá na cidade de Nova Campina.