Iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora e fortalece a cultura do empreendedorismo nas escolas, onde mais de 1,3 mil alunos serão impactados
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA | O Sebrae-SP, em parceria com a Associação Comercial, Casa do Empreendedor, Centro Paulo Freire, Prefeitura Municipal e Secretaria da Educação, promoveu a última etapa de capacitação para professores da rede municipal e estadual de ensino de Capão Bonito.
O objetivo foi preparar os educadores para a implementação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas do município.
Realizada no Centro Paulo Freire, durante a capacitação, os professores conheceram de forma aprofundada a metodologia do JEPP, que tem como foco o estímulo ao espírito empreendedor desde os primeiros anos escolares, utilizando atividades práticas e lúdicas para desenvolver criatividade, cooperação e responsabilidade.
A coordenadora do Centro Paulo Freire, Sandra Camargo, destacou a importância do programa para o fortalecimento da educação e da comunidade local. “Participar da capacitação do JEEP é uma experiência enriquecedora não apenas para os estudantes, mas também para os professores. Estamos acompanhando de perto o despertar do protagonismo das crianças, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a transformação da sala de aula em um verdadeiro laboratório de ideias e soluções criativas”, comenta.
Sandra afirma que, ao longo do processo, puderam perceber o quanto é fundamental promover espaços de escuta, troca e incentivo à autonomia. “A formação está proporcionando ferramentas para orientar os estudantes em suas jornadas, respeitando suas realidades e potencializando seus talentos. Essa experiência reafirmou nossa crença na educação como caminho para a construção de futuros mais justos, inovadores e sustentáveis. Sem dúvida, cada estudante que participar sairá transformado — e nós, educadores, também”, conclui a coordenadora.
De acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP, Eduardo Galvão, com a capacitação concluída, “os professores estão aptos a iniciar as atividades do JEPP em sala de aula, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com uma educação transformadora e com o desenvolvimento sustentável de Capão Bonito”.
Já o vice-presidente da Associação Comercial de Capão Bonito, Ary Russo, afirma que o empreendedorismo é “o futuro do mundo” e destaca a importância do programa implementado nas escolas do município. Segundo ele, a iniciativa é essencial para transformar as novas gerações e preparar os alunos para os desafios do futuro.
“O empreendedorismo é o futuro do mundo e o Sebrae, através do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, lança uma iniciativa de extrema importância para todos os municípios paulistas. Ensinar o empreendedorismo na escola, por meio do JEPP, com certeza transforma uma geração. A próxima geração de Capão Bonito será profundamente impactada por esse projeto tão relevante. Eu sou um defensor e admirador do JEPP, e lutei muito, junto com o Eduardo Galvão, para que ele fosse implementado nas escolas do nosso município. Portanto, deixo aqui todo o meu respeito, apoio e respaldo ao programa do Sebrae”, afirma Russo.
O JEPP é uma iniciativa do Sebrae-SP e integra o programa Cidade Empreendedora, oferecendo metodologia e material didático específicos para o ensino fundamental, com o objetivo de inserir a cultura do empreendedorismo no ambiente escolar desde cedo. Após alguns meses de estudos, ao final, os alunos irão realizar uma feira, na qual irão colocar em prática aquilo que aprenderam durante o semestre em sala de aula, tanto para os demais estudantes, como para a comunidade.