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46 unidades dos Correios na região prestam o serviço; para evitar deslocamentos, beneficiários podem usar o Meu INSS ou o telefone 135

DESCONTOS INDEVIDOS | Desde 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem, diretamente nas agências dos Correios, consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios.

No País, são mais de cinco mil agências habilitadas a oferecer o serviço. No Estado de São Paulo, são 633 agências e, na região de Sorocaba, 46 unidades dos Correios prestando esse atendimento.

A Agência dos Correios de Capão Bonito está localizada na rua Nove de Julho nº. 530 na área Central.

O beneficiário também pode obter a informação ligando no telefone 135.

Atendimento – Para ser atendido em uma das unidades dos Correios, o interessado deve apresentar apenas um documento de identificação oficial. No caso de beneficiários impossibilitados de comparecer a uma agência, um representante legal poderá ser atendido, mediante apresentação de procuração autenticada.

Nesse caso, o acesso será restrito à consulta de informações, sem possibilidade de alterações cadastrais.

Respostas das entidades – Desde o dia 16 de junho, os Correios também estão recebendo as manifestações dos beneficiários sobre as eventuais respostas das entidades que enviaram documentos da adesão aos descontos ou disseram haver processo na Justiça. O beneficiário pode fazer a manifestação nos Correios mesmo que tenha iniciado a contestação por outro canal.

O aposentado precisa dizer se concorda ou não com o que a entidade respondeu. O prazo para isso é de 30 dias corridos, a partir do recebimento da resposta da entidade. Mas a pessoa só deve ir a uma agência depois que tiver passado o prazo de 15 dias úteis desde a contestação. Esse é o tempo que a entidade tem para responder. Antes disso, a informação ainda não estará disponível no sistema.

Canais remotos – Vale lembrar que o acompanhamento dos descontos indevidos continua sendo feito também pelos canais oficiais do Instituto: o Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares, e a Central Telefônica 135.

Também é possível consultar e responder às manifestações das entidades pelo Meu INSS. É só seguir os passos abaixo:

  • Entre no aplicativo ou site Meu INSS
  • Informe seu CPF e senha
  • Siga para “Do que você precisa?”
  • Digite “Consultar Pedido”
  • Clique em “Cumprir Exigência” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”
  • Avance conforme as orientações.

Importante: Você não precisa obrigatoriamente anexar documentos. Basta informar se concorda ou não com a resposta da entidade. O sistema vai orientar de acordo com o seu caso.

Atenção: Não é possível apresentar a resposta pelo 135, somente fazer consultas. Também não há atendimento presencial nas agências do INSS sobre esse assunto. A resposta deve ser feita somente pelo Meu INSS ou nos Correios.

Cuidado com golpes – O INSS reforça que só envia informações sobre esse assunto pelo Meu INSS. O Instituto não envia mensagens ou links por e-mail, SMS ou Whatsapp, nem liga para as pessoas para tratar disso. Desconfie de qualquer contato de pessoas se passando pelo INSS, bloqueie as ligações e denuncie à Ouvidoria, pelo Fala BR (gov.br/falabr) ou pelo telefone 135.

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