Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Grupo português Violas EnCantadas abre celebração dos 168 anos de Capão Bonito

Com violas caipiras, campaniças ou beiroas, trio parte em busca das afinidades sonoras entre Portugal e Brasil

Por Wagner D´Antonio

MÚSICA | O grupo português Violas EnCantadas será o grande destaque no início das comemorações dos 168 anos de Capão Bonito, com uma apresentação única na noite de sexta-feira, 28 de março, no auditório do Centro Educacional Paulo Freire.

O espetáculo promete emocionar e encantar o público ao reunir os ritmos da cultura portuguesa e brasileira, celebrando as afinidades sonoras entre os dois países.

Os convites, limitados, podem ser retirados gratuitamente no Centro de Capacitação e no Fundo Social de Solidariedade.

A apresentação terá início às 20 horas, e a expectativa é de um público animado para prestigiar esse evento imperdível.

Na última quarta-feira, 26 de março, o prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama Ana Luiza, o vice-prefeito Roberto Tamura e outros membros da equipe de governo receberam os músicos do Violas EnCantadas, além do luthier Anélio Amílcar Ferroni e sua esposa Margarete Ferroni, dando início à jornada do grupo em Capão Bonito.

O Violas EnCantadas é um projeto musical que surgiu da amizade entre dois músicos de diferentes países: o português José Barros e o brasileiro Fernando Deghi, que, juntos com Ricardo Fonseca, outro português apaixonado pelas violas tradicionais, decidiram explorar as afinidades culturais entre Portugal e Brasil. Apesar da distância geográfica, os três músicos demonstram que as violas — instrumento tradicional de ambos os países — são a ponte que une essas duas nações.

O projeto destaca as violas tradicionais portuguesas, como a campaniça, beiroa, braguesa, entre outras, que acompanharam os emigrantes portugueses em sua jornada para o Brasil. Com o tempo, essas influências atravessaram o oceano e deram origem à viola caipira brasileira, um instrumento com identidade própria e rica história.

O grupo Violas EnCantadas explora como, apesar das diferenças, as violas têm características em comum que as tornam instrumentos versáteis, capazes de criar uma sonoridade única.

A apresentação do trio promete misturar ritmos como o fado, o folk e outros estilos tradicionais da cultura lusitana, criando uma experiência musical que tocará os corações de quem estiver presente no Centro Paulo Freire.

O espetáculo será uma verdadeira celebração das raízes musicais compartilhadas entre os dois países, mostrando que, embora separados pelo mar, a música e a cultura são pontes que nos unem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp