ETE – Foi realizado no último mês na Estação de Tratamento de Esgoto-ETE da Vila Aparecida o automonitoramento, que visa atender a Diretiva de Esgoto Tratado do Programa Município Verde Azul de 2014.
Esta ação tem como objetivo a aproximação do interlocutor do PMVA, neste caso representado pelo diretor de Meio Ambiente Reinaldo Junior Buiu com a empresa responsável pelo trabalho no município a SABESP, buscando o acompanhamento do funcionamento da ETE, de modo a obter seu aperfeiçoamento e melhor adequação.
O automonitoramento consiste na realização de amostragens periódicas no efluente, de modo a avaliar e acompanhar o desempenho da ETE, bem como para exigir da SABESP a excelência no tratamento.
“As amostras coletadas a nos darão análises que devem contemplar as variações da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e a demanda química de oxigênio (DQO), a partir de amostras do Esgoto Bruto e do Esgoto tratado, bem como a medição do PH, sendo realizadas amostras também a jusante antes do lançamento dos efluente no rio e a montante depois de já lançado o efluente, acrescentou o Diretor de Meio Ambiente Reinaldo Junior Buiu.
O Departamento de Meio Ambiente agradece ao gerente da Sabesp Calixto Simões de Freitas pela colaboração e parceria nas ações ambientais do PMVA.