Por Wagner D´Antonio
REFORMA PROTESTANTE | A noite de segunda-feira, 28 de outubro, foi marcada por um Culto Especial no templo da Igreja Metodista de Capão Bonito, promovido pelo Conselho de Pastores e a Comunidade Evangélica.
O evento reuniu representantes e lideranças de várias igrejas da cidade para celebrar, por meio de louvores, mensagens e pregação, os 507 anos da Reforma Protestante.
O Dia da Reforma Protestante é comemorado oficialmente em 31 de outubro e remete ao momento histórico em que o monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, anunciou suas 95 teses em frente à igreja de Wittenberg, na Alemanha.
Essa proposta de reforma iniciou um movimento que transformaria a paisagem religiosa da Europa e do mundo.
O pastor Eliseu Oliveira, da Igreja Sagradas Missões e presidente do Conselho, explicou que o culto foi antecipado devido a agenda das igrejas e que a Reforma Protestante tem importância tanto no contexto histórico quanto espiritual.
“Estudos mostram que a ação de Lutero não visava a ruptura com a Igreja, mas a busca por reformá-la. O rompimento, no entanto, ocorreu como uma reação da instituição contra o monge alemão. A Reforma Protestante também gerou outros movimentos reformistas importantes na Europa”, destacou o pastor.
Ele ressaltou que o objetivo do culto foi unir todas as igrejas de Capão Bonito para relembrar essa data tão significativa.
A construção teológica desenvolvida por Martinho Lutero pode ser resumida nos cinco princípios conhecidos como “solas”, que são crenças fundamentais da teologia protestante:
– Sola fide (somente a fé)
– Sola scriptura (somente a escritura)
– Solus Christus (somente Cristo)
– Sola gratia (somente a graça)
– Soli Deo gloria (glória somente a Deus)
Com esse culto especial, a Comunidade Evangélica de Capão Bonito reafirmou sua fé e a relevância histórica da Reforma Protestante, promovendo um momento de reflexão e união entre as diferentes denominações presentes.