Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Capão Bonito participa do Evento Agosto Lilás no Sesi Itapetininga

AGOSTO LILÁS | A convite, o CMDMCB representado pelas conselheiras Samara Campos – presidente e Bruna Sayuri – secretaria geral, participou do evento Agosto Lilás em Itapetininga.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.3400/2006) completou 18 anos de sanção neste ano e coloca em evidência a campanha do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que objetiva instruir a população a como identificar e reagir a casos de violência, alertando ainda que muitos desses podem ser pouco perceptíveis, como em situações de violência patrimonial, moral, psicológica, sexual e até mesmo física.

O evento foi promovido pelo CMDM de Itapetininga, no Sesi e contou com a participação de renomadas profissionais, que trouxeram diferentes perspectivas e abordagens sobre o tema, proporcionando um debate enriquecedor e estimulando a conscientização na luta contra a misoginia, causa primária das discriminações e violências direcionadas às pessoas do gênero feminino.

A dra. Mariana Ferreira, médica legista, em sua palestra, ressaltou a necessidade de uma atuação criteriosa e sensível no atendimento às vítimas e abordou a importância do trabalho médico na identificação e documentação das violências sofridas pelas mulheres.

A dra. Luciana Terra, advogada, destacou a importância do conhecimento jurídico para a proteção das vítimas e a necessidade de um sistema de justiça eficaz e acessível.

A dra. Jacqueline Valadares, Delegada de Polícia, enfatizou o papel das delegacias especializadas e a importância da denúncia como passo fundamental para a interrupção do ciclo de violência.

De acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado em Recife no mês de agosto deste ano, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. O documento mostra dados alarmantes: a cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil; três a cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica; a cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual no país e a cada 24 horas, 75 casos de importunação sexual são denunciados.

O CMDMCB reconhece a importância de ações intermunicipais e, vê como uma forma de oportunizar o fortalecimento e a troca de experiências entre os conselhos da mulher na região.

O Conselho da Mulher Capão Bonito/SP agradece a Secretaria de Desenvolvimento Social de Capão Bonito pela providenciou do transporte para o referido evento.