EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2024, alunos do 5° ano da Escola Municipal Akiko Ikeda conheceram o Aterro Sanitário Municipal.
Os representantes da Troupe Brasil, Aryhane, Kimberly e Edson receberam os alunos junto com a engenheira da prefeitura, Aline Hori.
O Aterro Sanitário de Capão Bonito, localizado no Bairro Deserto, às margens da estrada vicinal William Mussi, está em funcionamento desde o ano 2000 e foi o pioneiro em toda região, visto que muitos municípios na época utilizavam valas comuns e até lixões abertos para destinar seus resíduos.
Os alunos puderam aprender sobre o funcionamento de um aterro sanitário com controle ambiental para gerar o menor impacto possível ao ambiente e a importância de reduzir ao máximo os resíduos enviados, por meio da conscientização do consumo, reuso e reciclagem, considerando que, a quantidade de resíduos que chegam ao aterro sanitário interfere diretamente na vida útil do mesmo. Além disso, a destinação correta dos resíduos garante renda a cooperativa de catadores e diminui os custos de manutenção e ampliação do aterro sanitário.
Nos dias também foram realizadas o plantio de mudas de árvores pelos alunos.
O Departamento de Meio Ambiente de Capão Bonito agradece a parceria com a Secretaria de Educação e a Troupe Brasil, atual responsável pelo gerenciamento do aterro sanitário de Capão Bonito.