DESENVOLVIMENTO SOCIAL |O secretário de Desenvolvimento Social – Romano José de Oliveira, a assistente social do Órgão Gestor – Priscila Morais Mello, a coordenadora do CRAS – Regina Costa e o técnico supervisor do Programa Criança Feliz – o psicólogo José Ayres Meira Júnior estiveram na terça-feira, 22/08, nas dependências do Auditório Intermediário da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social (SEDS) participando da apresentação de resultados da 1ª Edição do Programa Prospera Família e explanação do Programa da Primeira Infância – Criança Feliz.
No encontro os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social – Gilberto Nascimento, o Coordenador do Programa Prospera Família – Rafael Ananias e reencontrar com a diretora da DRADS da região de Itapeva – Rosana Moya e o ex-coordenador do Programa Prospera Família – Danilo Erly.
Além da apresentação dos excelentes resultados do Programa Prospera Família,
apresentados pela Fundacion Capital, contamos com palestra realizada pelo diretor Executivo da Organização Family Talks – Rodolfo Canônico que abordou assuntos da Primeira Infância e famílias em vulnerabilidade pós-pandemia.
Nosso município além da primeira edição, participa da segunda edição com 240 famílias que estão na etapa de capacitação profissional. Foram momentos gratificantes e de muito aprendizado!
O Programa Prospera Família tem como objetivo atender os responsáveis familiares de famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até R$ 210 por pessoa, inscritos no CadÚnico e que tenham ao menos um dependente com até 6 anos de idade.
O Programa possui duração de 12 meses e oferece tutoria para construção de projeto de vida, oportunidade de capacitação profissional, transferência de renda (apoio financeiro mensal e ao final do Programa um incentivo financeiro para que possa iniciar seu negócio), noções de empreendedorismo e educação financeira para os cidadãos que residirem em municípios que aderiram ao Programa.
O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.
Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.