Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Alunos do Mtec Guia de Turismo visitam o Parque Intervales

CAPACITAÇÃO EM TURISMO | Alunos do Mtec Guia de Turismo da Escola Técnica “Dr. Celso Charuri” de Capão Bonito realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual Intervales.

Os alunos foram recebidos pelo guia Jackson Delphino, que apresentou a estrutura local e as belezas da fauna e flora desse espaço tão encantador.

De acordo com a professora Janaina Faia, a visita foi uma oportunidade para que os estudantes possam vivenciar a experiência do trabalho do guia, essencial para o enriquecimento do perfil profissional.

“Nossos agradecimentos também aos guias Faustino e Franciele que acompanharam nosso passeio”, afirmou Janaina Faia.

O Parque Estadual Intervales (PEI) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral – categoria Parque (Lei federal 9.985/2000). Foi criado em junho de 1995 e é administrado pela Fundação Florestal, sob o mesmo regime de conservação, desde 1987. A área de 41.700 hectares é remanescente da antiga Fazenda Intervales, que foi gerenciada pelo BANESPA até 1986.

Localiza-se nos municípios de Iporanga, Ribeirão Grande e Sete Barras, no Continuum de Paranapiacaba, junto com o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), o Parque Estadual Carlos Botelho, o Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, a Estação Ecológica de Xitué, a APA dos Quilombos do Médio Ribeira e parte da APA da Serra do Mar, formando o segundo e mais importante corredor ecológico de Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

As unidades de conservação que compõem o contínuo ecológico foram declaradas áreas piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Este grande remanescente se situa nos municípios de São Miguel ArcanjoCapão BonitoRibeirão GrandeGuapiaraTapiraíIporangaSete BarrasApiaíBarra do Turvo e Eldorado.

Dada à importância desse Contínuo, o território foi tombado em 1985 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) e declarado Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em 1991. Em 1999 foi reconhecido como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em conjunto com o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), o Parque Estadual Carlos Botelho e a Estação Ecológica Xitué. Além de que estas áreas também fazem parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O nome Intervales corresponde ao termo “entre os vales”. A sede do Parque se encontra na divisa das bacias hidrográficas dos rios Ribeira de Iguape e do Paranapanema, no alto da Serra de Paranapiacaba. Nessa região, divisa dos municípios de Ribeirão Grande e Iporanga, o relevo é predominantemente montanhoso, com altitudes que variam de 900 a 1200 metros. É uma área repleta de cavernas e com a presença de uma rica biodiversidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp