MELHOR VISÃO | A Secretaria Municipal da Saúde realiza nesta semana a terceira etapa do mutirão de cirurgias de catarata.
Estão sendo executados procedimentos cirúrgicos em 37 pacientes, visando à correção da catarata e à melhoria da acuidade visual de cada indivíduo.
A catarata, condição caracterizada por opacidades no cristalino do olho, pode ter impacto considerável na qualidade de vida e funcionalidade diária dos afetados.
O mutirão reforça o compromisso com a saúde ocular da comunidade de Capão Bonito.
A importância das cirurgias – Sendo uma das doenças oculares mais comuns do mundo, a catarata é também a maior responsável pelos casos de cegueira.
Essa patologia é caracterizada pela visão embaçada e opaca, que ocorre devido a perda de transparência do cristalino, lente natural dos olhos.
Pessoas das mais variadas idades podem desenvolver a catarata, sendo a cirurgia a principal alternativa de reversão do quadro. Mas, é o público idoso quem mais sofre com o problema.
Para a catarata senil, a cirurgia serve não apenas para recuperar a acuidade visual, mas também para aumentar a qualidade de vida. Com o tratamento, idosos podem viver de forma mais segura, evitando acidentes domésticos e até mesmo de trânsito.
Como a catarata prejudica a visão? – A visão de uma pessoa com catarata é diretamente prejudicada pela opacidade da córnea. Com a presença desse dano, a luz ambiente não consegue ultrapassar o cristalino do olho e chegar até a retina.
Além da perda da acuidade visual, o campo de visão do idoso também é comprometido. A opacidade se forma por conta do processo natural de envelhecimento, no qual o cristalino acaba acumulando detritos, como células mortas, gorduras e excessos de medicamentos ingeridos ao longo da vida.
São características da catarata senil:
Dificuldade para ler, andar e dirigir;
Enxergar brilhos e halos;
Sensibilidade à luz e fotofobia;
Visão dupla;
Visão nebulosa.