Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Representantes do Conselho de Mulher visitam CEREM de Sorocaba

CEREM | Na última segunda-feira, 24/07, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Capão Bonito, representado por sua presidente – Samara Campos e pela conselheira e membro da comissão judiciário – dra. Mariana Hironaga, acompanhadas da assistente social e integrante da equipe gestora da SMDS – Priscila Morais Mello, visitaram o Centro de Referência da Mulher, onde foram recepcionadas pela vice-presidente do CMDM de Sorocaba – Thelma Cattani.

No encontro a coordenação do CEREM apresentou um panorama sobre as atividades, o funcionamento e a procura desse espaço de acolhimento pelas mulheres vítimas de violência da cidade. Também, foi apresentada a cartilha sobre o ciclo de violência e sobre a Lei Maria da Penha, a qual foi disponibilizada ao CMDMCB.

Na oportunidade as anfitriãs receberam mimos confeccionados pelo Fundo Social de Solidariedade de Capão Bonito.

Também houve trocas de experiências a respeito dos mecanismos de gestão dos CMDMS, abordando questões sobre fundo municipal e captação de recursos para viabilização das ações propostas.

CEREM – O Centro de Referência da Mulher atua em Sorocaba desde 2009 no atendimento a mulheres vítimas de violência, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).

São feitos encaminhamentos por diferentes órgãos, como unidades de saúde e delegacias. No Cerem, as mulheres recebem atendimentos multidisciplinares, como serviço social, assistência jurídica e acompanhamento psicológico.

Para oferecer melhores condições de atendimento, foi inaugurado em 6 de fevereiro de 2012 o novo prédio do Cerem, que fica na Av. Juscelino Kubitschek, na esquina com a Rua Vicente de Carvalho, ao lado do Terminal Rodoviário, no Centro. O local recebeu o nome da jornalista e escritora Selma Said, uma homenagem à profissional que faleceu em 2002.

O prédio tem 294 m² de área construída, em dois pavimentos, dentro de uma área de 977 m². O espaço conta com recepção, brinquedoteca, sala de psicologia, coordenadoria, assistência social, apoio jurídico, área de serviços e outros espaços administrativos.

Ao longo do ano, a Secretaria da Cidadania realiza capacitações aos funcionários responsáveis pelo atendimento às mulheres, em especial às vítimas de violência doméstica, incluindo ações conjuntas com a Polícia Civil e o Poder Judiciário.

Sorocaba ainda se destaca como um dos poucos municípios do Estado de São Paulo a contar com uma Coordenadoria da Mulher, se tornando referência no país com o trabalho desenvolvido na defesa dos direitos da mulher.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp