A ação foi desenvolvida em três ambientes distintos, sendo uma sala de dinâmicas para reflexões sobre autoconhecimento, relacionamentos, convivência, respeito, afeto e sentimentos
SAÚDE MENTAL | A Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas ações de saúde mental nas escolas municipais.
Uma dessas iniciativas foi o “Circuito de Saúde Mental” promovido pelo psicólogo Marcelo Arruda, que ocorreu nos meses de março e abril na escola Profª. Sumie Tereza Matsuura Baldissera.
A atividade contou com a participação de alunos de diferentes idades e teve como objetivo levar serviços de psicologia a um grande número de pessoas, realizando um trabalho preventivo e curativo em saúde mental.
A ação foi desenvolvida em três ambientes distintos, sendo uma sala de dinâmicas para reflexões sobre autoconhecimento, relacionamentos, convivência, respeito, afeto e sentimentos.
Um espaço reservado para rodas de conversa, onde os alunos podiam se expressar livremente e conversar com profissionais de saúde mental sobre suas angústias e emoções. E um terceiro espaço para relaxamento, onde técnicas de relaxamento e respiração foram ensinadas.
O evento contou com a participação de diferentes profissionais da área da saúde, como dentista e coach Ana Carolina Souza, o médico do NASF Dr. Sérgio, a nutricionista Luciene, o psicólogo do CAPS Leonardo, a psicanalista Elida, as terapeutas Rubia Zanetine e Camila Garcia, a terapeuta ocupacional Lidia Souza e o psicólogo Juberto Santos. Além disso, as estagiárias do curso de Psicologia da FAIT Adriele, Joice e Gabriela também contribuíram para a realização da atividade.
A ação do “Circuito de Saúde Mental” tem sido um sucesso em Capão Bonito, e a prefeitura tem recebido inúmeros pedidos para a realização de novas edições em outras escolas. A iniciativa é uma maneira de levar informações importantes sobre a saúde mental para a população e de proporcionar um espaço seguro para que as pessoas possam falar sobre suas emoções e angústias.