SISTEMA ELETRÔNICO – O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper e o juiz da Vara do Trabalho de Capão Bonito, Mauro César Luna Rossi estarão realizando no próximo dia 25 de setembro (quarta-feira), às 11 horas, a solenidade de implantação do Sistema de Processo Judicial Eletrônico – PJe/JT no 1º grau de jurisdição da 15ª Região.
A solenidade acontecerá na Vara do Trabalho de Capão Bonito.
A versão, denominada 1.4.7.4, reúne os dois maiores sistemas corporativos da Justiça do Trabalho. A iniciativa atende prontamente a orientação do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho.
O PJe-JT consiste em um sistema informatizado voltado para a administração de processos em todas as instâncias do Judiciário Trabalhista.
Concebido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como solução única para todo o Poder Judiciário brasileiro, o sistema objetiva a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, por meio da internet.
Já o sistema e-Gestão é o instrumento disponível aos corregedores regionais e ao corregedor-geral da Justiça do Trabalho para o aprimoramento da coleta de dados e produção de informações estatísticas, capazes de revelar os verdadeiros entraves que impeçam um processo judicial mais célere e eficiente.
A integração dos dois sistemas é fruto de um esforço conjunto da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) e da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), capitaneado em âmbito nacional, respectivamente, pela desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, do TRT15 (Campinas) e pela juíza do trabalho do TRT1 (RJ) Gisela Avila Lutz.
“A importância da nova versão 1.4.7.4 do PJe-JT é mais um enorme passo para a tão almejada transparência da Justiça do Trabalho, aliada à maior efetividade da prestação jurisdicional”, ressalta Ana Paula.
Com a integração, a produção de informações gerenciais passa a abranger processos que já tramitam de forma eletrônica em 41 varas do trabalho do TRT15.
“Esta produção de informações que até então estava restrita aos processos que tramitavam de forma tradicional, agora se estende também aos feitos que trafegam pela via eletrônica, contemplando assim, a totalidade dos processos trabalhistas”, salienta o assistente da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, José Roberto Terra de Barros.
O diretor de Tecnologia de Informação do TRT15, Herbert Wittmann, aponta ainda os benefícios técnicos da implantação do PJe-JT. “Esta versão trará diversas melhorias nas funcionalidades disponibilizadas aos usuários, principalmente relacionadas à usabilidade, performance e estabilidade do sistema”, finaliza.
A partir da atualização do sistema neste final de semana, todas as próximas implantações do PJe-JT em varas da 15ª Região já utilizarão a versão integrada.
Neste mês as unidades judiciárias de Teodoro Sampaio, Capão Bonito e Dracena passarão a funcionar de forma eletrônica.
Para outubro estão previstas mais sete inaugurações, nas VTs de Ituverava, Birigui, São Joaquim da Barra, Lins, Posto Avançado de Igarapava e Fórum Trabalhista de Jaú.
Entenda o PJe – O sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) é um software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros.
O objetivo principal do CNJ é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.
Além disso, o CNJ pretende convergir os esforços dos tribunais brasileiros para a adoção de uma solução única, gratuita para os próprios tribunais e atenta para requisitos importantes de segurança e de interoperabilidade, racionalizando gastos com elaboração e aquisição de softwares e permitindo o emprego desses valores financeiros e de pessoal em atividades mais dirigidas à finalidade do Judiciário: resolver os conflitos.
SERVIÇO:
Data: 25 de setembro
Horário: 11 horas
Local: Rua Bernardino de Campos, 422
Confirmação de presença: saj.vt.capaobonito@trt15.jus.br / (15) 3542-1835