MÚSICA | O Projeto Guri no Interior e Litoral – Programa de Educação Musical e Inclusão Sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove uma temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com ênfase na participação de artistas convidadas.
A regente Sarah Higino se apresentou com o Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica no último sábado, 05 de novembro, às 19:30 horas, no Centro Educacional Cultural e Esportivo ‘Paulo Freire’ de Capão Bonito.
Os alunos do Curso de Canto e Coral do Polo local fizeram a abertura do concerto com duas músicas, sendo a segunda o Hino de Capão Bonito.
O prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luza, além do vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura e esposa Silvana Tamura e o diretor de Cultura – profº. Alexandre Mendes também acompanharam o evento cultural.
No seu discurso, o prefeito Júlio Fernando enalteceu a importância da cultura no pós-pandemia e o diretor Alexandre Mendes fez homenagens especiais tanto ao prefeito pelo apoio às ações culturais como a coordenadora do Projeto Guri em Capão Bonito – Eliane da Silva Ferreira.
No concerto, a Banda Sinfônica de Itaberá trouxe um repertório diversificado contendo obras originais e arranjadas para este tipo de formação instrumental, sobretudo com foco especial em compositores brasileiros como Noel Rosa e Edmundo Villani-Côrtes.
A maestrina Sarah Higino é natural de Volta Redonda (RJ). É Mestre em Música e graduada em Piano e Regência Orquestral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Como solista e camerista, Sarah já realizou concertos à frente da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Orquestra Petrobrás Pró-Música, Sinfônica Rio e Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo e participou de gravações para rádio e tv em programas que fomentam a arte e cultura.
Premiada com os troféus Lions Cultura (Rio de Janeiro), Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (2013) e Medalha Getúlio Vargas da Câmara Municipal (2014), a maestrina também já foi regente convidada da Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Nacional. Ao longo dos anos, participou de diversas estreias nacionais e mundiais de peças para piano, coro, Banda de Concerto e Orquestra, incluindo concerto na University of Northern Colorado, em 2018, para o The 35th Annual Western Orchestra Festival, onde realizou palestras para o Curso de Licenciatura da Universidade e professores do Festival. Em 2019, lançou nas plataformas digitais de música um álbum do projeto com o flautista Helder Teixeira, contendo obras de Chiquinha Gonzaga, Pattapio Silva e Joaquim Callado. Atualmente, Sarah Higino atua como convidada e palestrante de diversos webinários com temas relativos à música e cultura afrobrasileira, além de concertos online, com o objetivo de incentivar a luta, o respeito e a igualdade de oportunidades a todos.
Mulheres na Música – A programação de concertos com o protagonismo feminino ocorre de setembro a dezembro, em diversas cidades do Estado. As artistas também farão master classes exclusivas para alunos e professores, no próprio espaço do Projeto Guri; e lives abertas ao público no YouTube.
“As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral. Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas que têm como resultado 26 concertos.
O objetivo é aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do Guri.
As convidadas Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba (Camerata de Violões), Bauru (Banda Sinfônica), Franca (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá (Banda Sinfônica), Jundiaí (Orquestra Sinfônica), Lorena (Coro), Marília (Percussão), Piracicaba (Coro), Presidente Prudente (Orquestra Sinfônica), Santos (Camerata de Violões), São Carlos (Big Band), São José do Rio Preto (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba (Coro e Percussão).
Grupos de Referência – Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto Guri, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
O Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica já se apresentou ao lado da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), em 2013, no Auditório Ibirapuera (SP). Em 2015 tocou no ‘10º Festival de Inverno de Boituva’ (Boituva/SP), além de uma apresentação com o cantor e compositor Nelson Itaberá, em 2019. Durante a pandemia, por meio de apresentações virtuais, o conjunto tocou com João Donato e Maurício Freire Garcia.
Apoio ao Grupo de Referência de Itaberá: Prefeitura Municipal de Itaberá.
MÚSICAS DO CONCERTO
Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica
Sarah Higino, solista convidada
JOHAN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Bach For Band [arr. Eugene Mitchell]
I. Herr Christ, der einge Gott´s Sohn (Lord Christ, The Only Son of God)
II. Schmücke dich, O Liebe Seele (Deck Thyself, dear Soul)
III. Ermuntre dich, Mein Schwacher Geist (Rouse Thyself, My Weak Spirit)
JAY CHATTAWAY (1946-)
Second Suite for Band
I. Fanfare
HERIVELTO MARTINS (1912-1992)
Ave Maria no Morro [arr. Sidnei Borgani]
EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (1930-)
As Cinco Miniaturas Brasileiras [arr. Rafael Leme]
I. Prelúdio
II. Toada
III. Choro
IV. Cantiga de Ninar
V. Baião
NOEL ROSA (1910-1937)
Palpite Infeliz [arr. Pablo Lopez e Luca Raele]
HERBERT VIANNA (1961-) / CARLINHOS BROWN (1962-)
Uma Brasileira [arr. Fábio Prado]
NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908)
Procession of the Nobles
JACQUES OFFENBACH (1819-1880)
Orpheus Overture
BIS:
ARAM KHATCHATURIAN (1903-1978)
Sabre Dance