SUMÔ |No último domingo, 23/10, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceu o Campeonato Sul-Americano de Sumô.
Organizado pela Confederação Sul-Americana de Sumô, o Campeonato Sul Americano de Sumô serviu como classificatório para o World Combat Games, evento mundial de artes marciais que acontecerá em Riyadh na Arábia Saudita em outubro do ano que vem.
A Seleção Brasileira contou com 3 atletas de Capão Bonito: Valéria Dall’Olio – 3ª colocada na categoria médio, Deordan Santos – vice-campeão na categoria leve e Rafael Dellanhol – vice-campeão na categoria absoluto. Rafael ainda fez parte da equipe brasileira que se sagrou campeão no torneio por equipes.
A competição foi marcada pelo alto nível de seus participantes contato com vários medalhistas em mundiais e também no World Games, a olímpiadas dos esportes não olímpicos.
Flávio Kosaihira, técnico da Seleção Brasileira de Sumô comentou sobre a participação dos atletas de Capão Bonito.
“Sempre é bom contar com atletas de Capão Bonito na Seleção Brasileria, pois a cidade tem tradição no sumô brasileiro e tem como senseis Tsutsumi e Terazawa dois expoentes do sumô no Brasil, dois senseis que formaram diversos campeões brasileiros e sul americanos, espero que o esporte cresça e se desenvolva na cidade para que a seleção possa sempre contar com atletas de alto nível vindos dessa cidade”, disse.
Além do Campeonato Sul-Americano de Sumô, a cidade do Rio de Janeiro promoveu o primeiro Campeonato Regional de Sumô contando com a participação de atletas de todo o Brasil e também dos países participantes do Campeonato Sul-Americano.
Capão Bonito contou com 6 atletas nessa competição, conseguindo novamente excelentes resultados, medalhando todos os atletas:
- Ane Beatriz Marques – 3ª colocada na categoria Mirim A;
- Gabriele Rodrigues dos Santos Oliveira – 3ª na categoria Infantil;
- Harumi Sugawara e Diana Dall’Olio – respectivamente como vice-campeã e 3ª colocada na categoria Juvenil;
- Ana Paula Rodrigues dos Santos Oliveira – 3ª colocada na categoria adulto leve;
- Valéria Dall’Olio como campeã;
- Harumi Sugawara – vice na categoria adulto médio;
- Yudi Sugawara – vice campeão na categoria Mirim C
- Rodrigo Dall’Olio – 3º na categoria Infantil.
A equipe ainda teve João Shigueki Sugawara e Valéria Dall’Olio atuando como árbitros nas competições.
Todos os atletas viajaram com recursos próprios e receberam apoio da Associação Cultural Capão Bonito, mais conhecida como Kaikan.
O sensei Massaki Tsutsumi viajou junto com a equipe para dar todo apoio moral e técnico, sempre incentivando e instruindo os atletas.