INTERLOCUÇÃO EM PROL DO MEIO AMBIENTE |Na última terça-feira, 05 de outubro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação através da Arquiteta e Urbanista Suellen Ferreira da Costa e do diretor Varani Balthazar esteve apresentando o projeto de ampliação da escola “Prof. Samuel Messias de Freitas”, num sistema quase 100% sustentável com geração mínima de resíduos gerados e reaproveitamento de reciclável.
O projeto de construção modular da escola tem como principais vantagens relacionadas ao meio ambiente promovendo a sustentabilidade como:
- – 90% menos resíduos gerados
- – 1/3 do tempo para construção
- – menos uso de recursos naturais (água, areia, pedra, etc)
- – diminuição de poluição sonora e poeira no entorno da obra
- – 75% economia nas fundações – menor interferência no solo
- – previsibilidade orçamentária e de tempo
- – materiais de isolamento térmico e acústico são de reaproveitamos como plástico, vidro, pet
- – maior adaptabilidade e flexibilidade para sistemas de reuso de água e energia solar.
O Diretor de Meio Ambiente cadastrará essa obra do Programa Município Verde Azul, atendendo um item da diretiva município sustentável, será a Instalação Modelo de Sustentabilidade.
“Aproveito e parabenizo a arquiteta da secretaria de Educação pelo projeto, a adoção de boas práticas para garantir a sustentabilidade na construção civil é fundamental. Afinal, esse é um dos segmentos da economia que mais gera entulho e resíduos, além de, em muitos casos, causar danos ao meio ambiente em função dos métodos empregados para extração de matérias-primas, como a madeira por exemplo”, destacou o diretor de meio ambiente Reinaldo Buiu.
Para o prefeito Júlio Fernando, administração eficiente será aquela que melhor servir aos interesses dos cidadãos, com a máxima utilização dos meios, no menor tempo possível e com o custo mais baixo, fazendo um uso mais consciente do dinheiro público.
“Nesse âmbito, optou-se pelo uso da construção modular devido a eficiência e eficácia que o sistema fornece”, alegou a arquiteta Suellen.
COMPENSAÇÃO AMBIENTAL – Com a ampliação haverá a supressão arbórea de alguns indivíduos, o pedido de supressão foi aprovado pelo conselho, e deliberado que a compensação ambiental fosse realizada no mesmo local da obra pela empresa, em conjunto com o departamento de meio ambiente promovendo também a integração e uma ação de educação ambiental com os alunos da escola.