Prefeitura de Capão Bonito estendeu custeio da Unidade por 4 meses com recursos próprios
COVID-19 |A pandemia da Covid-19 atingiu o mundo inteiro e em Capão Bonito não foi diferente, mas em Capão Bonito as ações e protocolos preservaram vidas.
Com a redução de casos de contágio de coronavírus em Capão Bonito, o secretário de Saúde e vice-prefeito – Roberto Tamura anunciou na última quarta-feira, 31/08, o encerramento das atividades da Unidade Sentinela, localizada próxima a Santa Casa.
De acordo com o secretário, o governo federal garantiu o pagamento (transferência de recursos) até abril para a Sentinela, mas o prefeito Júlio Fernando estendeu o funcionamento com recursos próprios até o final agosto para atender a população.
Alguns dados importantes norteiam a decisão: número baixo de casos – 2 a 3 por dia, UTI Covid vazia e também tratamento sem complicações de casos em decorrência do avanço da imunização.
“Em 2021 vivemos um momento único e muito difícil. Quando retornamos a prefeitura nos deparamos com uma pandemia terrível ceifando vida e logo veio a segunda onda, então focamos nossas energias no combate ao novo coronavírus. Depois de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos, conseguimos diminuir os casos e óbitos. O trabalho da equipe na Unidade Sentinela na triagem, diagnóstico e acolhimento dos infectados foi fundamental e estratégico para conter a doença”, destacou o prefeito Júlio Fernando
Como fica o protocolo? Quem estiver com sintomas de Covid19 deve procurar a Unidade Básica de Saúde que está vinculada onde os protocolos já estão estabelecidos.
“Queremos agradecer a equipe contratada para atuar na Unidade Sentinela que de forma heroica prestou atendimento durante todo o período de enfrentamento, inclusive no mais crítico contribuindo na luta contra a pandemia”, destacou o secretário Roberto Tamura.
A nova coordenadora da Vigilância Epidemiológica – enfermeira Mayara Ferreira de Barros também reforçou a importância da regularização das doses de vacina e imunização no município.