RELATÓRIO DE 1º SEMESTRE – A Casa do Empreendedor de Capão Bonito teve as atividades iniciadas no dia 03 de janeiro e desde então até o início do mês de junho foram totalizados 5.567 munícipes de Capão Bonito atendidos pelo Banco do Povo, SEBRAE e Pat segundo relatório apresentado pela Secretaria de Governo, Indústria e Comércio.
O equipamento público também recebeu a visita dos prefeitos de Campina do Monte Alegre, Ribeirão Grande e Apiaí que conheceram a estrutura e logística de funcionamento, além de alunos da Fatec e Etec “Celso Charuri”.
“A Casa do Empreendedor tem sido utilizada pelos consultores e analistas do SEBRAE como referência de equipamento público, inclusive com destaque de Governo pelo SEBRAE São Paulo na premiação do Prefeito Empreendedor 2021/2022. A Sala Reuniões tem sido constantemente utilizada por empresários que a solicitam para encontros de negócios, cursos, palestras e entrevistas de emprego, sendo ainda a sala utilizada para reuniões com vereadores, equipes de governo e conselhos municipais”, destacou o diretor de Indústria e Comércio – João Carvalho Jr.
Banco do Povo – Além dos atendimentos telefônicos que não foram contabilizados nos números, os agentes de atendimento realizaram diversos atendimentos “in loco” através da Casa do Empreendedor Itinerante levando o atendimento até o empreendedor para facilitar ainda mais a vida daquele que não consegue sair do seu estabelecimento em horário comercial, já ultrapassando a casa das 100 visitas, o que gerou bons resultados como o aumento no número de financiamentos liberados pelo Banco do Povo que já atingiu o valor de R$497.081,00 (quatrocentos e noventa e sete mil e oitenta e um reais) já ultrapassando todo o ano de 2021, além das renegociações de dívidas que não existiam no governo anterior e os atuais agentes do Banco do Povo iniciaram neste ano.
Outro dado interessante é que dos clientes atendidos pelo Banco do Povo de Capão Bonito mais de 70% são clientes novos que efetuaram seu primeiro financiamento utilizando nossos serviços, o que demonstra que as ações de busca ativa têm proporcionado resultados eficientes.
SEBRAE Aqui – Ainda houve um aumento expressivo nos atendimentos do SEBRAE Aqui atingindo uma média de atendimento de 420/mês (sendo que a meta estabelecida pelo SEBRAE é de 140/mês), no total foram atendidos pelos agentes do SEBRAE Aqui 2100 empreendedores de Capão Bonito, que além dos serviços específicos oferecidos aos MEI’s, também fizeram um trabalho diferenciado junto ao Programa Mais Mulheres Empreendedoras que ofereceu capacitação intensiva e de forma gratuita para mulheres que já possuem empreendimento estabelecido e por meio do programa puderam aumentar e potencializar suas vendas de forma mais lucrativa, fidelizando sua clientela.
Os agentes do SEBRAE Aqui ainda realizaram diversos atendimentos através da Casa do Empreendedor Itinerante e do SEBRAE Móvel que ficou instalado na Praça Rui Barbosa e na Avenida Elias Jorge Daniel, possibilitando aos empreendedores que participassem das ações em seus próprios estabelecimentos.
Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT – Junto ao PAT começou um trabalho de “resgate” das empresas que já fizeram uso deste equipamento público, mas que deixaram de captar seus colaboradores através do PAT.
“Iniciamos além deste resgate um trabalho de aproximação e divulgação dos serviços oferecidos para que possamos não apenas atender aqueles que buscam por seguro desemprego, mas também fazer uso de toda a estrutura do posto de atendimento ao trabalhador para intermediar a contratação da mão de obra e serviços e que assim possamos concentrar a divulgação de vagas de forma efetiva e constante”, explica João Carvalho Jr.
PROGRAMA DESENVOLVE CAPÃO BONITO
O Programa Desenvolve Capão Bonito desenvolvido pela Secretaria de Governo, Indústria e Comércio junto ao SEBRAE e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social e ACIAP, teve início no ano de 2022 oferecendo como base a capacitação, visando aos participantes à possibilidade de desenvolver ou aprimorar uma fonte de renda ou mesmo aprimorar seus conhecimentos através de diversos cursos, palestras e oficinas.
No início do ano foi realizado em parceria com o Fundo Social o Fevereiro Doce, com cursos voltados a gastronomia com foco em doces (ovos de páscoa, bombons, cupcakes e brigadeiros gourmets), em março realizou o Março da Beleza oferecendo cursos de Extensão de Cílios e Design de Sobrancelhas além dos cursos oferecidos voltados a construção civil pela parceria junto ao SENAI através das contratações do SEBRAE Sudoeste Paulista que por meio da Escola Móvel do SENAI ofereceu cursos de Pintura, Manutenção e Reparos de Elétrica e Hidráulica onde os participantes já saem aptos para o trabalho com aulas teóricas e práticas.
Para o comércio local foi oferecido junto a Associação Comercial de Capão Bonito (ACIAP) cursos de Marketing em Redes Sociais, Técnicas de Vendas no Varejo e Gestão de Negócios dando a oportunidade de que o comércio já estabelecido possa ter uma melhor administração com maior lucratividade.
Junto às cooperativas COMCAB, ACAMAR e COADS iniciaram um trabalho de acompanhamento com os ALI’s que são os Agentes Locais de Desenvolvimento contratados junto ao SEBRAE, estes agentes serão ferramentas importantes de auxílio aos produtores rurais e poderão aprimorar seus conhecimentos em gestão, logística, produção e lucratividade e atingirá a todos que participam do Programa P+ Alimentos através de consultorias que levam quatro meses intensivos nas propriedades rurais sem custo algum ao produtor.
Foram finalizados 100 horas de consultoria voltadas à desburocratização, sendo esta oferecida pelo SEBRAE e FGV aos servidores municipais ligados a expedição de alvarás e licenças e abertura e encerramento de empresas.
A consultoria proporcionou conhecimento e apontou diversas deficiências no código de posturas municipal, além de propor soluções que trarão mais agilidade deixando o sistema automatizado.
AUXÍLIO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO
O Auxílio Transporte Universitário concedido a alunos que cursam faculdade e cursos técnicos de modo presencial nas cidades de Taquarivaí, Itapeva e Itapetininga e que tiveram sua solicitação aprovada, direcionados a Casa do Empreendedor, desde realizar sua inscrição em fevereiro, até o acompanhamento mensal dos pagamentos através da entrega de documentos.
Esse serviço aos estudantes gerou certo desgaste pela demanda de alunos que se utilizam deste serviço e sobrecarregaram nossa recepção, contudo após adaptações temporárias sanamos o problema, porém é uma questão a ser resolvida pelo fato de que serão abertas novas inscrições para o próximo semestre de faculdade e a problemática tende a voltar.
ATENDIMENTOS BOLSA TRABALHO E PEAD
Com a finalidade de auxiliar e facilitar ao munícipe foi concentrado as inscrições para atendimento personalizado na Casa do Empreendedor atendendo cerca de 200 bolsistas ligados ao programa Bolsa Trabalho e 150 ligados ao PEAD.
Neste mês devido a novas inscrições do Bolsa Trabalho, foram atendidas mais de 300 pessoas em um período de 10 dias.
Além da gestão do programa PEAD pelo Diretor de Gabinete Beto Tallarico, também foram oferecidas palestras sobre higiene, cuidados pessoais, uso de EPI´s e distribuídos kits de higiene bucal oferecido pela Clínica Odonto Company, além de um delicioso café com lanches e sucos, e protetor solar produzido pela Farmácia Municipal de Manipulação aos participantes. A finalidade destes encontros com os participantes do programa é levar a eles além de informações relevantes sobre o funcionamento do programa, vagas de emprego abertas no PAT de Capão Bonito, além de ouvir as demandas trazidas por quem se sente invisível e menos favorecido, dedicando a eles atenção e humanização em seu curto tempo de contrato.
INDICATIVOS DE RESULTADOS
“Todo o trabalho realizado pela equipe da Casa do Empreendedor junto a diversos parceiros tem sido notado não apenas pela população, mas demonstrado em números que mensuram nossos resultados, aliados ao crescente da economia do Brasil nosso índice de geração de empregos apontado pelo CAGED tem demonstrado a crescente constante em relação aos anos anteriores, assim como tem sido com o apontamento do Mapa de Empresas do Governo Federal que indica que a sobrevivência das empresas instaladas em nosso município tem sido elevada e o número de empresas acompanha essa crescente. Lemos estas informações com apresso, pois demonstram que nossas ações em capacitar mão de obra e colaboradores gera efeitos positivos e que munir os empreendedores de informações, possibilita a ele que tenha mais saúde financeira e expresse isso na formalização de sua empresa, além de novas contratações como demonstram os índices”, acrescenta o secretário de Governo – José Saito.
PARCERIAS – Além dos parceiros firmados através do Programa Desenvolve Capão Bonito, foi desenvolvido outras ações junto ao Departamento de Cultura como a Feira de Artesãos e junto ao Departamento de Turismo auxiliando nas inscrições do Cadastur sendo estas ações iniciais da movimentação da Economia Criativa Local que vamos desenvolver no segundo semestre de 2022.
Junto à Secretaria de Educação auxiliamos no programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, oferecido pelo SEBRAE de forma gratuita para as escolas municipais, capacitando professores e distribuindo material de qualidade nas escolas.
Participamos de reuniões com a JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo junto do Diretor de Tributos Giulliano Soares e do Diretor de Fiscalização Danilo Pereira na busca de melhorias em nossos trabalhos através de adequações necessárias para informatização e automação de nossos sistemas.
“Promovemos ações com a Diretoria de Agropecuária para levar informações aos agricultores e produtores rurais para atender requisitos do P+ Alimentos e auxiliar na abertura e manutenção de MEI´s rurais, além de oferecer linhas de crédito junto ao Banco do Povo, levando a eles nestes encontros os agentes do SEBRAE e Banco do Povo”, finalizou o diretor João Carvalho Jr.
RESUMO EM NÚMEROS DO PRIMEIRO SEMESTRE DA CASA DO EMPREENDEDOR
Atendimentos na Casa do Empreendedor: 5.657
Financiamento do Banco do Povo: R$ 502.000,00
Empreendedores Atendidos pelo SEBRAE Aqui: 2100
Vagas de Emprego intermediadas: 198
Cursos/Palestras e Oficinas oferecidas: 33
Público atingido: 426 participantes
Auxílio Transporte Universitário: 250 inscritos
Pessoas participantes de programas PEAD/BOLSA TRABALHO: 350
Novas Inscrições aos programas: 300