CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL – A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro Educacional “Paulo Freire” iniciou um novo curso para professores de Educação Infantil, ministrado pela professora formadora Juliana Aparecida Aliaga Ramos e com a participação na aula inaugural do terapeuta Tiago Moreira.
Na aula inaugural o foco foi as competências socioemocionais da BNCC, destacando os campos de experiências:
*O eu, o outro e os nós.
*Corpo, gestos e movimento.
*Traços, sons, cores e formas.
*Escuta, fala, pensamento e imaginação.
*Espaços, tempos, quantidade, relações e transformações.
A carga horária total do curso é de 20 horas. Conforme o Centro Paulo Freire, o cronograma prevê encontros quinzenais, com término em 01 de julho de 2022.
As turmas e dia da semana são:
*Berçários – quinta-feira
*Maternal – sexta-feira
*1ª Etapa – quinta-feira
*2ª Etapa – sexta-feira
“Durante o primeiro momento de planejamento com os docentes da Educação Infantil, pautou-se a necessidade de construir uma formação a partir da qual os professores pudessem desenvolver suas práticas, respeitando as diversas dimensões da infância e dos direitos das crianças, bem como conhecer e aplicar as vivências e experiências trazidas pela BNCC”. Assim a formação tem o objetivo de apoiar os professores de Educação Infantil a aprofundar seus conhecimentos sobre o que é a Base Nacional Comum Curricular, os direitos de aprendizagem e Campos de Experiências contemplados no Plano de Ensino, bem como orientar o planejamento de práticas pedagógicas. A práxis pedagógica representa, dentro deste contexto, a prática em constante movimento, onde as atividades que a permeiam, permitam que o professor possa, não só conduzir o processo de ensino e de aprendizagem teoricamente fundamentado, mas compreenda as ações lúdicas que compõem este contexto”, explicou a diretora do Centro Paulo Freire – profa. Silvana Domingues da Costa.
Para a professora e formadora Juliana Aliaga Ramos, o tema proposto no estudo é relevante porque envolve reflexões acerca da ludicidade e o envolvimento das crianças através das interações e brincadeiras no processo ensino aprendizagem.
“Lecionar na educação infantil não é tarefa simples, pois se trata do início da vida escolar das crianças e o desenvolvimento integral. O professor da educação infantil não precisa somente da formação acadêmica, mas deve também vivenciar momentos de troca de experiências. Nesse contexto, procuraremos durante a formação refletirmos sobre as características que envolvem o perfil do profissional que trabalha na educação infantil, levando em conta as vivencias e experiências trazidas pela BNCC”, ressaltou Juliana Aliaga Ramos.
Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:
– Compreender o que é a BNCC e como ela se estrutura;
– Entender os diferentes conceitos presentes no documento;
– Identificar o papel de gestores, professores e alunos para a efetiva implementação da BNCC através do Plano de ensino;
– Compreender como preparar propostas alinhadas à BNCC.
CRONOGRAMA FORMAÇÃO
Encontro |
DATA |
Público/ turma |
Horário |
Temática do encontro |
OBSERVAÇÕES |
1º |
24/03/2022 |
BERÇÁRIO MATERNAL 1ª ETAPA 2ª ETAPA |
17h20 – 19h00 |
Motivacional Dinâmica dos encontros |
THIAGO Terapeuta FORMADORAS FÁTIMA E JULIANA |
O EU, O OUTRO E O NÓS
Destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, as aprendizagens e conquistas de desenvolvimento relacionadas à ampliação das experiências de conhecimento de si mesmo e à construção de relações, que devem ser, na medida do possível, permeadas por interações positivas, apoiadas em vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas. O Campo também ressalta o desenvolvimento do sentimento de pertencimento a um determinado grupo, o respeito e o valor atribuído às diferentes tradições culturais
Encontro |
DATA |
Público/ turma |
Horário |
Temática do encontro |
Responsável |
2º |
31/03/2022 |
BERÇÁRIO |
17h20 – 19h00 |
“O EU, O OUTRO E O NÓS” |
FORMADORAS FÁTIMA E JULIANA |
01/04/2022 |
MATERNAL |
||||
07/04/2022 |
1ª ETAPA |
||||
08/04/2022 |
2ª ETAPA |
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
Coloca ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos. A partir daí, elas constroem referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. O Campo também valoriza as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia interagindo com as narrativas literárias ou teatrais. Traz, ainda, a importância de que as crianças vivam experiências com as diferentes linguagens, como a dança e a música, ressaltando seu valor nas diferentes culturas, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e valorizando os enredos e movimentos criados na oportunidade de encenar situações fantasiosas ou narrativas e rituais conhecidos.
Encontro |
DATA |
Público/ turma |
Horário |
Temática do encontro |
Responsável |
3º |
28/04/2022 |
BERÇÁRIO |
17h20 – 19h00 |
“CORPO, GESTOS E MOVIMENTO” |
FORMADORAS FÁTIMA E JULIANA |
29/04/2022 |
MATERNAL |
||||
05/05/2022 |
1ª ETAPA |
||||
06/05/2022 |
2ª ETAPA |
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico. Enfatiza as experiências de escuta ativa, mas também de criação musical, com destaque às experiências corporais provocadas pela intensidade dos sons e pelo ritmo das melodias. Valoriza a ampliação do repertório musical, o desenvolvimento de preferências, a exploração de diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais, a identificação da qualidade do som, bem como as apresentações e/ou improvisações musicais e festas populares. Ao mesmo tempo, foca as experiências que promovam a sensibilidade investigativa no campo visual, valorizando a atividade produtiva das crianças, nas diferentes situações de que participam, envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia etc.
Encontro |
DATA |
Público/ turma |
Horário |
Temática do encontro |
Responsável |
4º |
12/05/2022 |
BERÇÁRIO |
17h20 – 19h00 |
“TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS” |
FORMADORAS FÁTIMA E JULIANA |
13/05/2022 |
MATERNAL |
||||
19/05/2022 |
1ª ETAPA |
||||
20/05/2022 |
2ª ETAPA |
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc. Dá destaque, também, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens, a perceber no seu corpo as emoções geradas pela história, a imaginar cenários, construir novos desfechos etc. O Campo compreende as experiências com as práticas cotidianas de uso da escrita, sempre em contextos significativos e plenos de significados, promovendo imitação de atos escritos em situações de faz de conta, bem como situações em que as crianças se arriscam a ler e a escrever de forma espontânea, apoiadas pelo professor, que as engaja em reflexões que organizam suas ideias sobre o sistema de escrita.
Encontro |
DATA |
Público/ turma |
Horário |
Temática do encontro |
Responsável |
5º |
26/05/2022 |
BERÇÁRIO |
17h20 – 19h00 |
“ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO” |
FORMADORAS FÁTIMA E JULIANA |
27/05/2022 |
MATERNAL |
||||
02/06/2022 |
1ª ETAPA |
||||
03/06/2022 |
2ª ETAPA |
ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
A ênfase está nas experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (como a noção de longe e perto) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), potencializando a organização do esquema corporal e a percepção espacial, a partir da exploração do corpo e dos objetos no espaço. O Campo também destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal (“Meu irmão nasceu antes de mim”, “Vou visitar meu avô depois da escola”) e histórica (“No tempo antigo”, “Quando mudamos para nossa casa”, “Na época do Natal”). Envolve experiências em relação à medida, favorecendo a ideia de que, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência um a um, comparando quantidade de grupos de objetos utilizando relações como mais que, menos que, maior que e menor que. O Campo ressalta, ainda, as experiências de relações e transformações favorecendo a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas. Da mesma forma, é importante favorecer a construção de noções relacionadas à transformação de materiais, objetos, e situações que aproximem as crianças da ideia de causalidade.
Encontro |
Data |
Público/ turma |
Horário |
Temática do encontro |
Responsável |
6º |
09/06/2022 |
BERÇÁRIO |
17h20 – 19h00 |
“ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES” |
FORMADORAS FÁTIMA E JULIANA |
10/06/2022 |
MATERNAL |
||||
23/06/2022 |
1ª ETAPA |
||||
24/06/2022 |
2ª ETAPA |
Encontro |
Data |
Público/ turma |
Horário |
Temática do encontro |
Responsável |
7º |
01/07/2022 |
BERÇÁRIO |
17h20 – 19h00 |
FINALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CERTIFICAÇÃO |
FORMADORAS FÁTIMA E JULIANA |
MATERNAL |
|||||
1ª ETAPA |
|||||
2ª ETAPA |