INCLUSÃO – A Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) viabilizaram um curso inédito de aperfeiçoamento: Inclusão Escolar e Educação Especial: Fundamentos Legais e Conceituais para atuação no contexto educacional.
De acordo com a secretária de Educação – Ana Luiza Dias, as inscrições de professores e gestores estão em andamento na Rede Municipal, sendo que o curso foi concretizado devido a importância da inclusão escolar em todos os âmbitos.
“Temos conhecimento que ainda existe um longo caminho para ser trilhado no espaço escolar neste contexto. O conteúdo ofertado lança bases para conhecer aspectos gerais da área, visando uma educação realmente inclusiva, que entende e respeita diferentes identidades e diferenças”, explicou a secretária.
Vários pesquisadores da área apontam que a inserção de alunos com deficiências em escolas de ensino regular tem acontecido devido às diretrizes específicas para a educação especial no Brasil.
Mesmo assim, a entrada desses estudantes nas escolas não tem garantido de fato a inclusão. Hoje em dia, ainda são poucos os cursos de licenciatura que oferecem conteúdos para a formação de professores neste aspecto, mesmo com a legislação que exige e sugere disciplinas voltadas a esse fim. O fato, junto ao aumento de alunos com necessidades educacionais especiais, além da própria diversidade presente nas salas de aula, tem criado uma grande demanda por formação continuada para os educadores.
“O Curso de Atualização Inclusão Escolar e Educação Especial | Fundamentos Legais e Conceituais da UFSCar apresenta conceitos e práticas pedagógicas que vão ajudar os profissionais a trabalharem melhor a inclusão dentro das classes. O professor é fundamental para que os alunos com deficiência tenham uma aprendizagem efetiva e de fato sejam incluídos na escola, e não apenas inseridos. Uma educação inclusiva deve levar em conta uma pedagogia que aceita e acolha todas as necessidades educacionais que os alunos apresentarem. Logo, é necessário que os educadores tenham uma formação inicial para lidar com toda a diferença presente no âmbito escolar”, afirma o professor Estéfano Visconde Veraszto, docente da UFSCar e coordenador do curso.
Com o objetivo de preparar educadores reflexivos para lidar com a diferença e que conheçam os fundamentos necessários, nas aulas são apresentados aspectos básicos, teóricos e legais, da Educação Inclusiva, Educação Especial e Inclusão Escolar e Social.
Também são tratadas noções introdutórias de tecnologias assistivas, com exemplos voltados para o ensino de deficientes visuais e para outras necessidades. A grade curricular ainda traz conceitos de identidade, as políticas educacionais inclusivas no Brasil e aborda possibilidades e desafios na construção de metodologias e conteúdos.
Segundo o professor Estéfano, uma educação realmente inclusiva, concebida, planejada e desenvolvida, pode fazer com que o espaço escolar, assim como todas as atividades ali desenvolvidas, sejam para todos. “O conceito de inclusão muitas vezes é mal compreendido e aplicado apenas ao público-alvo da educação especial. Por isso, é importante destacar que a inclusão é um paradigma que se aplica aos mais variados espaços físicos e simbólicos, abrangendo grupos de pessoas com características, identidades, diferenças e diversidades que devem ser reconhecidas e valorizadas”, ressaltou.
Com atividades semanais em plataformas digitais, pautadas em leituras, vídeos e debates, cada aluno pode escolher o melhor horário para estudar. O curso conta com professores com vasta experiência e monitores, alunos de graduação e pós-graduação da própria UFSCar.
DETALHES DO CURSO
Disciplinas e carga horária
• Introdução ao ambiente virtual [4h]
• Educação Inclusiva e Educação Especial: definindo conceitos [20h]
• Políticas educacionais inclusivas no Brasil [16h]
• Identidades e diferenças [16h]
• Recursos de apoio e tecnologias assistivas [16h]
• Deficiência visual e inclusão escolar: algumas possibilidades [24h]
• Elaboração e redação de trabalhos acadêmicos [36h]
• Relatos de experiências e propostas educativas na perspectiva da educação inclusiva [48h]